16 janeiro 2018




Coisas Que Ninguém Te Conta Sobre: Blogueiras


   Ultimamente ando sentindo uma forte tendência/modinha em ser blogueira, ou melhor, blogueirinha. Não vejo problema algum nisso, exceto quando a pessoa entra nessa achando que vai ser easy, apenas com a intenção de receber "mimos" das empresas. Será que ser blogueira é só postar qualquer merda e sair enchendo o stories com mini videos e falar "Oi meninas, tudo bom?" e conseguir alguns seguidores?
   Pensando nisso, criei esse post para mostrar a realidade de várias blogueiras que assim como eu tem o blog faz tempo e sabe que o buraco é mais profundo que muita gente imagina.





Encontrar um nome legal e disponível para o blog

Caara, parece algo fácil de se fazer? Sim, parece. Mas é? Não. Até encontrar um nome legal que esteja disponível pode custar horas. O nome tem que ser diferente e ao mesmo tempo fácil de lembrar. Eu já tive o Fallen Sweet, mas quem ia lembrar ou entender quando eu falasse o nome do blog na rua? Outro erro foi usar hífen no endereço para separar, como "lendas-urbanas", o que também é péssimo. Pior foi quando usei número no final como "coisas-de-meninas13". Cara, nunca achariam o endereço. Demorei fucking quatro anos para aprender isso, tanto que simplifiquei o máximo possível e coloquei apenas "Mundo Perdido da Carol" para não ficar Caroline, já que podem confundir com Carolina. O máximo que pode acontecer é escreverem "Karol", mas é menos comum.




Blogueira que é blogueira não curte tanto os seus primeiros post.

  Eu era 100% nem aí pra tudo quando criei esse blog. Não tinha tantos conhecimentos para fotos, escrevia de qualquer jeito, não entendia nada de layout (eram bem simples) e sabe porque eu não ligava? Era apenas um hobbie. Postava vários posts seguidos, as vezes com assuntos repetitivos e nada muito elaborado ou planejado. A única coisa que eu fazia era colocar a marca d'água e fazer poucas modificações, como cortar e clarear a imagem, isso tudo em editor online. Sem contar que era tudo bem precário, sem câmera legal ou noção de iluminação. Então obviamente se você for ver um post de Outubro de 2014 vai estar bem diferente de Janeiro de 2018. 




Sumir por semanas ou meses por falta de tempo

  Você vai passar por isso e é normal. Muitas que criam na empolgação desistem com o tempo, ou melhor, a falta dele. Quando sentem saudades, voltam ou criam outro blog. É o resumo da minha vida de blogueira. Meu primeiro grande sumiço foi de fevereiro a junho de 2015. Muitas matérias para estudar e falta de ânimo, mas senti falta e voltei. Depois disso sumi algumas vezes, mas nunca mais por tantos meses.  Infelizmente 2017 foi o ano que menos postei, mas 2018 vai ser melhor.



Mandar vários emails propondo parceria e não receber resposta

   Você vai naquela de "O não eu já tenho, vou atrás do meu sim" e nem resposta obtém. Gente, se quem está iniciando soubesse da metade dos vácuos que as blogueiras recebem para tentar parceria, desistiam na hora. Várias empresas inclusive já odeiam blogueiras por excesso de emails apenas querendo propor parceria. Muitas só vão querer fazer parceria no momento que você se tornar uma digital influencer, e acreditem, não vai ser fácil. De qualquer forma é muito bom ter o mídia kit, tanto que estou correndo atrás do meu (e procrastinando também). 




Me desculpa "@", mas você não vai iniciar sendo Digital Influencer

Temos mais pessoas se achando "Influenciadora Digital" do que realmente influenciadoras digitais. Isso se deve ao fato de blogueira ter virado a nova tendência. Primeiro você deve entender o peso que é gerar influência no comportamento das pessoas, depois obter seguidores que se importam com o que você transmite e  te acessem com frequência. Não estou falando de meia dúzia de pessoas e sim multidões que te acompanham e se importam com o que você posta. Só assim você pode se considerar influenciadora digital. 



  
Tudo dando errado ao mesmo tempo

   Nunca vou esquecer da semana que a minha câmera queimou, perdi as minhas fotos e fiquei sem computador. Isso tudo em apenas uma semana, tanto que fiquei por mais de um ano (2016 inteiro e início de 2017) seguindo o blog com a câmera do meu celular que era péssima. Eu me esforcei da forma que pude, continuei mesmo com tudo dando errado. 




Quase desistir faz parte!

   Eu quase desisti do blog váááárias vezes. Quando fiquei sem a câmera e sem o computador. Quase desisti porque não sabia criar layout e estava muito complicado aprender. E por último, quase desisti quando fiquei sem previsão de ter internet. Faz um ano que vi realmente a importância que o blog tem pra mim, desde então decidi nunca abandoná-lo. Quase o vi acabar por vários motivos, já me desanimei por muitas coisas, mas é que nem a música dos Engenheiros do Hawaii diz: eu não vim até aqui pra desistir agora.




A vida de blogueira

 A minha vida é normal, sou uma estudante de Design de Moda, moro em um bairro qualquer e não tenho uma das melhores condições financeiras do mundo. A grande realidade da minha vida no blog é testar bastante os produtos que eu vou resenhar, fotografar tudo o que tem que fotografar com muito cuidado, selecionar as melhores imagens, editar, pensar no que vou escrever, escrever e reler pelo menos três vezes. Ter que tomar conta das redes sociais, comentar em outros blogs, cuidar da divulgação. Parece fácil? Na teoria parece, mas na prática não é não. 





E por último: pessoas desnecessárias.

  Tem gente chata em todos os cantos, não seria diferente no mundo das blogueiras. Tem gente que comenta bosta só pra se divulgar e posta mais bostas ainda. Plágio de conteúdo, cópias quase idênticas de outras blogueiras na multidão. Gente, já deu. Tem um padrão meio chato de "blogueirinhas". Todo mundo postando sobre a mesma coisa, do mesmo jeito, imitando alguma subcelebridade. Parece que as personalidades próprias pararam de existir. O mesmo estilo de foto, na fala e layout. Tá ficando chato pra caralho! 




______________________________________________________________________
E essas foram as coisas que ninguém te conta sobre ser blogueira. Não quero desestimular ninguém de ser blogueira. Quer criar um blog? Então crie! Em tudo sempre tem espaço para muita gente boa. A intenção é de mostrar a realidade da maioria, como eu disse, o buraco é bem mais profundo do que todo glamour dessa tendência aparenta. Eu sei que a maioria das blogueiras vão se identificar ♥. O começo é muito difícil, mas quando a gente gosta conseguimos forças para continuar. Não desistir é o mais importante. 


Beijas,


22 comentários:

  1. Falou e disse!! Concordo muito com tudo, hoje o mundo blogger está totalmente superficial e cheio de gente desnecessária, mas mesmo assim ainda podemos encontrar personalidades únicas e cativantes em meio a essa multidão de blogueiras modinhas, seu blog é um exemplo, autentico e único! Parabéns pelo post, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do Mundo Perdido da Carol e seja bem vinda :).
      É bem complicado, o melhor jeito de lidar com essas pessoas é não mantendo contato. É o que eu faço de melhor no mundo xD

      Excluir
  2. realmente seu post disse coisas bem reais só quem tem blog entende como é complicado e no fundo quem continua é porque realmente gosta disso.
    muitos do que disse ai eu entendo e sei como é difícil o blog pra mim continua sendo um hobby que quero ter pro resto da vida.

    beijos
    https://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem que gostar muito para suportar todas as dificuldades.

      Excluir
  3. Carol, amei seu post! E concordo com o que disse. Parece que está na moda "ser blogueira", só para ganhar mimos. Ninguém vê o tempo que a gente passa escrevendo, editando foto, texto, etc.
    Ser blogueira é muito mais que isso. Tenho o meu há quase 6 anos e gosto demais do que faço. ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é que ninguém sabe o que é ser blogueira até se tornar uma. Vai na brincadeira ou na simples tendência pra vê como não é nada fácil.
      Perdemos várias noites/manhãs escrevendo e editando foto.

      Excluir
  4. Realmente é tudo verdade hahah, jamais imaginei entrar num mundo tão complicado quanto esse de blog, e esse post serve de alerta pra quem acha que ser blogueira é apenas ganhar coisas e ser amada por todos, parabéns pelo post.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou (:. Pessoas que entram no blog acreditando que é fácil ganhar seguidores fiéis e "mimos" de empresas não duram nem um mês.

      Excluir
  5. Carol, tudo isso é verdade. Tudo isso já me aconteceu/acontece com muita frequencia. E, realmente, virar "blogueirinha" hoje é algo que virou modinha, e até piada. As pessoas acham que nós não pensamos para fazer tudo o que fazemos, e isso me deixa pistola demais, menina. Mas vida que segue né?

    Beijos,
    Hey, Catheli!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico pistola, ainda mais quando vejo gente meio que zoando isso. Mas tudo bem, deixo essas pessoas verem o que realmente é ter blog e sofrer um pouquinho com isso.

      Excluir
  6. Realmente é bem assim mesmo, mas com o tempo acabamos aprendendo com um pouco de tudo que vivemos com o blog.


    Beijos


    http://onlyinspirations.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, amei seu post quanta verdade, não e fácil mesmo se você não faz com amor desiste logo, e fora aquelas pessoas que vão la e te criticam e ai a gente olha as redes socias dela e um lixo e se acha no direito de dar lição.
    Olha você arrasou no post. Parabéns!
    Beijinhoss

    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou <3. Muita gente critica pra tentar se achar superior, mas né, não tem como não. Críticas construtivas são as únicas que são válidas ;)

      Excluir
  8. mt legal esse post! blogar nao é tao facil qt td mundo pensa né, é mt trabalho e amor envolvido, só quem faz que sabe de verdade

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Incrível seu post!!
    É uma pena eu ver que YouTube parecer ganhar mais atenção que o blog escrito. É uma pena as editoras, e lojas ficarem sempre procurando blogs que tenham muitos seguidores, e não ligam pro conteúdo.
    Às vezes ser blogueira é muito complicado, mas com toda certeza é incrível ter o gostinho de escrever algo seu, é como se tivesse voz e o mundo pudesse te ouvir, mesmo que no final não tenha muitos comentários haha
    Em fim, gostei muito do post, de verdade ❤️
    Beijos.

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eras mana, entrei numa bad esses dias por conta dessa história de não ligarem pro conteúdo na hora de fazer parcerias, vi coisas que gostaria de ter desvisto.
      Eu gosto do youtube, mas sei que é no blogger que é realmente meu lugar maior ♥. Mas que bom que gostou do post *-*.

      Excluir
  10. Adorei o post, Carol. Escrevo em blogs faz uns 4/5 anos e me vi na maioria das situações em que você citou. Realmente é complicado mas eu amo do mesmo jeito HAHAHAH

    Conheci o teu blog agora, amei. Beijos!
    www.floresceraalma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a reflexão, que abra os olhos de quem acha que é tudo magico e facil na blogosfera...

    Beijos
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ah como eu amo esses posts polêmicos! já alguns no blog e recebi uma surra de comentários ruins kkkkk
    Não estamos desestimulando ninguém, apenas mostrando a verdade por trás desse "mundo perfeito" que todo mundo imagina, acho que 70% das pessoas imaginam blogueiras e pessoas que trabalham com internet fazendo nada o tempo todo ganhando coisas e dinheiro fácil. E a gente sabe que passa tão longe disso kkkkkkk


    A parte ruim, é que cada vez mais as pessoas não se importam com conteúdo de verdade sabe? o esforço que a gente põe pra fazer um post, um conteúdo bacana, hoje todo mundo só se importa com números desde alguns seguidores,outros blogueiros e empresas.

    Apesar de toda dor de cabeça,chateação,bad e vontade de querer estar morta kkk eu amo ser blogueira! é o que eu mais gosto de fazer.

    Parabéns pelo post! ficou incrível.



    Visite o Beleza Nerd



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora não recebi nenhum comentário ruim e quando eu acho bosta demais eu só excluo, comentários moderados me ajudam nisso.
      Infelizmente a vida anda se baseando muito em números, sofremos mais com isso. Tanto blog bom e pequeno, mas que não tem reconhecimento por causa de números. O esforço que eu tenho de conseguir seguidores que só cristo sabe. Eu por mim tava nem aí para números, mas pra crescer isso é importante. Vamos que vamos levando a vida e encontrando o meio termo entre conseguir crescer e produzir bons conteúdos e aumentar os números de seguidores e fechar parcerias. Amo ser blogueira também e não é nada fácil ♥.

      Excluir

♥ Comentem
♥ Caso não tenha uma conta no google, deixei a opção de comentar anonimamente
♥ Contato: carol_cruz1997@hotmail.com

© Mundo Perdido da Carol 2014 - 2023 | 2023. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo