27 junho 2018




Detalhes da Criação da Coleção "Encanto da Sereia"


     O mês de junho está chegando ao fim, e para encerrar com chave de ouro decidi fazer a última postagem falando do meu TCC, mostrando todos os detalhes da criação da coleção "Encanto da Sereia" e também da defesa do TCC.
    Lembrando que eu já mostrei as fotos do desfile e da coleção aqui e também contei aqui um pouco mais sobre a Lenda da Iara, a lenda do tema do meu artigo.

Foto do dia da defesa do TCC. A primeira peça conceitual, e as outras duas são as comerciais.
Tenham sempre uma amiga que tire foto de você enquanto você apresenta a sua coleção xD.


Book de Coleção

   O book é responsável por mostrar todo o seu processo criativo e da construção da coleção. Nele deve conter uma capa com o seu nome e o tema da coleção, release, painel de inspiração, painel de público alvo, cartela de cores, cartela de aviamentos, cartela de tecidos, cartelas de estampas, pranchas de croquis, fichas técnicas e até as mini modelagens. 


     A minha faculdade exige que você crie uma coleção com 10 croquis: 1 conceitual e 9 comerciais. O conceitual é a peça que deve levar todo o conceito da coleção, os elementos chaves. Os comerciais vão para a venda, logo se cria mix de produtos com peças básicas, fashion e vanguardistas, de acordo com o seu estilo e o tema da coleção. Enfim, dentro desses 10 croquis, você deve escolher 3 para confeccionar, isso inclui criar a modelagem, fichas técnicas de cada peça e costurar. 
     Eu criei o meu book com o acessório de uma concha por fora, fechando o book e dando um charme. Ele em si é um caderno de papelão que eu costurei, encapado com e.v.a branco com glitter e pérolas brancas e roxas coladas.

Capa com o meu nome e o da coleção. Fiz bem temático com bolhas e degradê de azul (também presente na estampa).

O painel de inspiração tem que captar imagens com a temática do tema que me inspiram. Eu escolhi maquiagens, biquini, bolsas, sereias, e tem até uma imagem da esmaltação sereia que eu fiz aqui no blog. A partir do painel, eu extraí a cartela de cores e elementos.

Todo mundo que cria a coleção, cria para alguém. Por isso é necessário o painel de público alvo. Eu detectei mulheres de imagem etária de 18 a 30 anos, com vida ativa urbana, mas que amam uma praia e contemplar a natureza, afinal, também somos sereias. 

A cartela de cores precisa do código da pantone, mas embaixo eu dei nome a elas. O azul mais claro "Estrelinha Azul" está presente no degradê da estampa, na estrela e na hot pants da peça conceito. O "Azul do mar" é presente no degradê da estampa. O verde "Encanto da Sereia" recebeu esse nome por ser a cor principal da coleção, predominante na estampa. O "Conchinha Roxa" está presente também nas conchas da estampa. Por último, o "Violeta na Sereia", variação do nosso Ultraviolet, cor escolhida para complementar as outras peças.

Esse é o módulo que foi repetido para dar luz a minha estampa. O tecido recebeu um degradê de azul e verde, com elementos de estrelas, conchas e pérolas. 

Minha cartela de tecidos ficou bem fofa *-*. Usei quatro tipos de tecidos: a Seda Silk para sublimar a minha estampa, a Seda Mellow para as peças violetas, o Chiffon Musseline para a saia da peça conceito, e o Suplex que também foi utilizado na peça conceito.


A cartela de aviamentos mostra todos os materiais necessários para a construção da coleção. Mostrei desde as linhas e os fios, como também os elásticos, corrente de pérolas, feltro e estrelas de biscuit. 

Prancha de croquis, com peças fluídas, com o mix composto por croppeds, vestidos e saias.

Busquei também colocar elementos em transparência azul, para dar alusão a água ♥. Meus desenhos não ficaram tão legais, mas demorei horrores desenhando cada mini estampa. Usei a técnica de lápis de cor e marcadores.

Croqui conceitual, a saia era toda assimétrica, tingida em Aquarela Silk que deixou tecido com um enorme degradê e marcas com o aspecto de água. O top era de conchas, com várias pérolas caindo ♥.



Croqui da primeira peça comercial, um cropped ciganinha sem mangas estampado, com uma saia violeta godê para combinar ♥.



Croqui do terceiro look/segundo comercial,  um cropped violeta com manguinha e uma saia godê em cascata estampada para combinar.


Artigo: A Lenda da Iara e a Tendência do Sereísmo


    Como toda conclusão, você precisa escrever um artigo sobre o tema da sua coleção e a faculdade pede que seja um tema amazônico. Escolhi que ia falar sobre lendas desde o segundo semestre, mas escolhi a lenda da Iara somente no quarto semestre, quando tive que desenvolver o pré-projeto. A ideia era falar sobre a lenda da Iara e sobre a grande tendência contemporânea do sereísmo

Produção de Moda: Acessórios

     Além de você escrever o artigo, criar a coleção, confeccionar, fazer o book, também é necessário desfilar a coleção. Nisso você fica por conta de escolher as modelos, a maquiagem e os acessórios. Produzir tudo valendo! Eu mostrei isso tudo no post  que mostro as fotos da coleção.
     Eu mecho com biscuit a mais de um ano, então é claro que teria acessórios de biscuit para acompanhar toda essa coleção ♥.

Acessório da primeira peça comercial, colar de estrelinhas roxa e rosa.

Acessório da segunda peça comercial, colar de estrelinhas verde e roxo.

Tiara da peça conceitual, com duas estrelas e uma conchinha ♥.

Estrelas de cabelo clássicas para acompanhar os dois looks comerciais.

Defesa do TCC

     E depois desse trabalho todo, noites sem dormir, coisas dando errado, problemas para sublimar o tecido, idas e vindas ao centro da cidade, problemas para confeccionar as peças, altos estresses na costura e escrever o artigo,  sem saber que dia é, correndo contra o tempo, depois, só depois desse trabalho todo, ainda não pude morrer. Tive que estar forte e mais do que preparada para falar por no máximo 20 minutos, do meu trabalho de 6 meses.
     Criei o slide na noite anterior, dormi ensaiando, fiz a minha maquiagem, vesti minha roupa temática, arrumei o meu cabelo, tomei uma cachacinha (e não estou brincando) e apresentei maravilhosamente, como nunca devo ter apresentado nenhum trabalho antes. E a nota? Dê um play no vídeo ;).


(menina nota 10)

Eu posso estar na pose de dinossauro, mas é uma foto feliz. Eu assinei a lista de ter apresentado o TCC ♥-♥

Minhas professoras da banca, mulheres maravilhosas e que contribuíram para eu ser o que sou hoje ♥.

_______________________________________________________________________
    Espero que tenham gostado! Eu finalmente passei, êêêêh! Falta a colação de grau para eu poder falar que "formei". De qualquer forma, eu estou bem feliz por falar que sou uma DESIGNER (palavra que amo dar ênfase).

Beijos,






32 comentários:

  1. Que delícia ler esse post e acompanhar todo o processo!! ♥
    Parabéns pela coleção ficou LINDA! Eu super usaria suas peças, achei pura fofura, adoro sereias.
    Já pensei em cursar moda e vendo seu post deu uma vontadezinha a mais, porém não sei desenhar e não sou tão criativa. Acho que iria me bater muito pra criar uma coleção, porém é encantador ver como tudo é construído, eu ador acompanhar processos.
    Mais uma vez, parabéns!!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada <3. Fico feliz em saber que tu gostou da coleção.
      Hey, eu já contei aqui no blog que essa história de "tem que saber que desenhar" é um mito. E eu sou a prova viva disso, eu aprendi o básico para passar de ano e chegar no final da faculdade. Hoje em dia pratico muito mais para conseguir ir mais além.

      Excluir
  2. muito bacana, eu fiz faculdade de moda entao sei bem como funciona td esse processo de criação; super legal vc mostrar por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. wow! que legal poder ver esses detalhes!
    achei muito legal a ideia de sereismo! as peças ficaram lindas!
    parabéns e muito sucesso! <3

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  4. Amei demais o post e todos os detalhes, deve ter sido bem difícil e demorado, mas o resultado ficou incrível!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Amei o resultado!

    www.nossomosmoda.com

    ResponderExcluir
  6. Awn que escolha mais linda vc fez para o seu TCC. Parabéns
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei ver mais detalhes da criação, em breve vou postar a minha coleção também no blog. É muito bom ter a sensação de dever cumprido né? Arrasou!
    Um beijo,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostra sim, vou adorar ver. Sim, é a melhor sensação, de poder descansar em paz.

      Excluir
  8. Parabéns Carol. Ficou um arraso esses detalhes da criação.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  9. Você arrasou demais, Carol! Parabéns novamente! Queria eu ter essa criatividade toda! xD
    "Pose de dinossauro", eu ri kkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3. Fico feliz ao saber que gostou :3.
      (ficou parecendo um dinossauro com as patinhas xD)

      Excluir
  10. Caro, meus parabéns tudo ficou sensacional lindo e criativo você se dedicou muito e merece todo reconhecimento e que bom que passou!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obriiigaaada <3. Fico feliz em saber que gostou :3.

      Excluir
  11. Nossaaa ! Parabéns ! Tudo tão lindo !

    Amei o primeiro Look comercial. O outro também, mas o que eu usaria mesmo é o primeiro (da primeira foto la em cima) :)

    Beijooo !

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Uni Colorato - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  12. Parabéns por todo o trabalho. Parece que foi incrível.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  13. Que coleção mais encantadora!
    http://www.blogmarianaleal.com/

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Carol, amei seu trabalho. Começei a faculdade de Design de moda a distância e os seus painéis me servirão como inspiração para que eu possa realizar o meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada <3. Fico feliz em saber que gostou e espero que você seja bem feliz nessa nova jornada que está para começar na sua vida.
      Mas vou te falar, estou tão por fora da situação, que nem sabia que já tinha faculdade de moda a distância.

      Excluir
  15. Parabéns, querida! Arrasou na criação!Não tinha como não ser aprovada com louvor!
    Algo que gosto no sereismo é a nuance de cores que se combinam, fica super alegre. ;)


    Bjs!

    http://www.etudovaidade.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3. Eu amo também a pegada de cores do sereísmo, já que eu sou apaixonadíssima por cores :3.

      Excluir
  16. Ficou tão perfeito a elaboração do seu TCC amiga, estou encantada com seu capricho, carinho e muita dedicação para deixar o resultado final tão impecável e perfeito.
    Eu achei o tema lindo e os detalhes de como tudo foi feito, foi incrível demais.
    Espero ter uma pequena porcentagem do seu talento para o meu TCC que chega ao fim ano que vem. *--*
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, muito obrigada <3. Fico feliz ao saber que tantos meses de esforço e dedicação resultou em algo bom e muitas pessoas gostaram <3.
      Menina, relaxa e se dedica. No final você vai ver que vai ter valido a pena, que nenhum esforço foi em vão. Mas faça tudo de forma saudável, nada de enlouquecer. É um momento delicado na vida de qualquer pessoa.

      Excluir

♥ Comentem
♥ Caso não tenha uma conta no google, deixei a opção de comentar anonimamente
♥ Contato: carol_cruz1997@hotmail.com

© Mundo Perdido da Carol 2014 - 2023 | 2023. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo