Sempre que consigo, posto sobre lendas aqui no blog. Amo coisas sobre esse assunto, desde pequena são coisas que me fascinam bastante, tanto que escolhi o tema do meu artigo e coleção de conclusão de curso para ser sobre a lenda da Iara. Agora que fiquei de mostrar tudo sobre o final da faculdade de moda, me senti na obrigação também de contar uma lenda do folclore brasileiro muito conhecida, porém de forma mais aprofundada, afinal, eu escrevi um artigo sobre isso.
Origem da Lenda da Iara
Vou contar uma historinha para vocês: sereias inicialmente não existiam no Brasil :O. Tudo iniciou com o mito tupi do homem Ipupiara, um homem peixe, monstro marinho que atacava diversas embarcações.
Hibridização Cultural
As sereias fazem partes das nossas heranças europeias. Elas são derivadas das Sirenas, mulheres pássaros que encantavam e distraiam vários homens com a sua bela voz para atacar e afundar as suas embarcações.
A sereia Iara no Brasil foi inicialmente descrita como uma bela ninfa de olhos verdes e cabelos loiros, além da sua pele branca, características europeizadas. Ela encantava diversos homens com a sua bela voz, levando-os para o fundo do oceano, onde supostamente morriam. Isso foi usado para justificar o naufrágio de diversas embarcações.
Iara, A Sereia Amazônica
Como toda lenda sofre modificações, na sua mais recente versão, Iara passa a ser descrita como uma jovem índia guerreira, invejada pelos irmãos por sua força e coragem, esses chegando a planejar a sua morte para o momento que ela adormecesse. Descobrindo a armadilha, com as suas habilidades de guerreira conseguiu inverter a situação, provocando a morte dos irmãos. Furioso, o pai da índia, pajé da tribo, resolveu castigá-la laçando e arremessando a própria filha no rio Negro e Solimões. Iara foi resgatada pelos peixes, criando uma bela cauda. Dona de uma beleza esplêndida, longos cabelos negros e uma linda voz, passa horas sentada em uma rocha, observando o seu reflexo nas águas dos rios e seduzindo homens com o seu canto.
Nessa versão Iara não é mais uma sereia marítima, passando a pertencer e habitar as águas doces dos enormes rios do Norte no Brasil, aparecendo e encantando vários índios ou pescadores do local, atraindo-os para o fundo do rio onde supostamente ficaram presos, indo a óbito.
Referências
______________________________________________________________________
Espero que tenham gostado! O que me deixou mais impactada com a lenda foi descobrir as modificações, que ela nem sempre foi a sereia índia que nós conhecemos. Eu sabia tão pouco sobre essa lenda, só que ela encantava e levava os homens para o fundo do rio. Foi bem interessante as descobertas que essa pesquisa me proporcionou.
Pretendo falar sobre mais algumas lendas amazônicas e do folclore, aliás, eu tenho um livro que fala também sobre as lendas daqui de Belém. O que vocês acham de mostrar um pouquinho aqui no blog? Comentem ♥.
Beijos,
ah sempre lembro que essa é uma das minhas lendas favoritas da época da escola, sempre gostei muito da lenda da Iara
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Eu também gostava bastante, porém sabia bem pouco :P
Excluirque incrível! eu acho muito legal essas lendas de sereias, sou apaixonada por sereias, por toda a magia que tem por trás.
ResponderExcluirhttp://www.mundodasmulheresbrasil.com/
Eu também sou apaixonada por sereias <3.
ExcluirAcredito que em todas as regiões do mundo existam lendas que vieram de outras lendas, a Iara é uma dessa, ela veio de uma caracterização europeia e logo ficou "abrasileirada", haha. Só falta a Iara se apaixonar pelo Boto Cor de Rosa, essa era uma lenda que eu acreditava piamente quando criança.
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta
[SORTEIO NO INSTA]
Ooolha, eu ainda não vi nenhuma história dela se apaixonar pelo boto, mas é algo que eu não duvido e seria bastante interessante criar uma história de romantização dos dois <3.
ExcluirBoa tarde, Carol como vai?
ResponderExcluirEu gostei bastante de conhecer mais sobre essa lenda
beijos
http://todaproduzida.com/
Que bom que gostou :)
ExcluirTbm não sabia que a lenda foi modificada, só conhecia a segunda.
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Cada parte do Brasil e cada pessoa conhece de uma forma xD
ExcluirSempre tive medo dessa Iara hhaha Adorei a história. Beijos
ResponderExcluirwww.achatadebatom.com
Nossa xD
ExcluirGostei de saber mais sobre as lendas amazonicas.
ResponderExcluirbig beijos
luluonthesky.com
Que bom que gostou (:
ExcluirNossa, nos meus tempos de escola eu gostava muito dessas lendas.
ResponderExcluirhttp://roomofasickboy.blogspot.com/?m=1
Eu também, acho que toda criança acha interessante xD
ExcluirJá sabia da lenda, mas não da nova versão. Terem colocado como uma índia agora, é muito mais a nossa cara! Melhor do que a versão europeia!
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Algumas pessoas só conhecem a nova e outras só a antiga. Acredito que varia bastante de região para região. Mas de fato, é mais a nossa cara do que a versão europeia.
ExcluirQue interessante, eu lembro que na época da escola viviam contando lendas e algumas eu morria de medo hahaha beijos
ResponderExcluirwww.blogbelezamake.com
Acontece, quase toda criança fala e tem medo de lendas xD
ExcluirBem interessante a lenda. Pode trazer mais, vou adorar ler.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Fica de olho no blog ;)
ExcluirAdorei saber amiga, eu me lembrei do Sítio do Pica Pau Amarelo e outras histórias infantis que minha mãe me falava. Eu achava a Iara linda, mas legal saber que ela não era indígena, como se conta no Brasil.
ResponderExcluirMas ambas as histórias são incríveis. *--*
Senti saudades desse tipo de postagens aqui no blog.
Beijos. ♥
Diário da Lady
Tinha muito no sítio mesmo <3. Em cada parte do Brasil se conta diferente, mas de fato, ela não é brasileira :(.
ExcluirVou me esforçar para trazer mais conteúdos assim :3.
Que legal, adoro lendas também. Ainda não conhecia essa!
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
A do nosso folclore?!
ExcluirQue legal! Amo ler sobre lendas e ainda mais essa. Parabéns pelo post.
ResponderExcluirUm beijo,
espelho do Reino ♥
Que bom que gostou <3. Obrigada!
ExcluirCarol gosto sim de lendas essa que nos contou é incrível eu não tinha lido sobre essa ainda e amei saber os detalhes!
ResponderExcluirBeijos
www.silalmeida.com
Que bom que gostou <3. Ela é bem incrível mesmo :)
ExcluirAchei simplesmente incrível você ter abordado esse tema aqui. Sempre fui apaixonada pelas lendas do folclore brasileiro e acho um desperdício elas não aparecerem em filmes e séries. Tenha um ótimo dia, beijos!
ResponderExcluirBlog Paisagem de Janela
www.paisagemdejanela.com
Deveria mesmo aparecer mais em filme contando a história dela. Foi complicado de achar conteúdo para escrever o meu artigo, mas pelo menos eu adquiri um conhecimento maravilhoso <3.
ExcluirAdoro lendas por acaso e sempre tive um medo da lara ahah
ResponderExcluirseguimos o blog
Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/
Sério? Nossa, mas que bom que gosta de lendas xD
ExcluirOie Carol, quando mais nova gostava de ler sobre lendas folclóricas, até hoje tenho um livro com personagens folclóricos feitos de massinha de modelar. Conhecia a lenda da Iara, tal como você, só que ela encantava e levava os homens para o fundo do rio. Achei interessante conhecer sobre como ela chegou a versão brasileira ^^
ResponderExcluirbjs
Ariadne ♥
www.devoltaaoretro.com.br
Eu também adorei conhecer sobre ela, nunca imaginaria que a nossa sereia Iara não era brasileira. Me decepcionei um pouquinho, mas logo depois entendi que era apenas uma das nossas heranças europeias.
ExcluirEu sempre gostei da lenda da Iara por ela ser uma índia e guerreira. Só não sabia que havia uma primeira versão. Nunca imaginei ela sendo loira.
ResponderExcluirEspero que traga mais lendas aqui no blog.
Bjus!
galerafashion.com
É, eu também nunca imaginei que a Iara não fosse brasileira xD. Difícil imaginar a nossa sereia loira, mas tudo faz parte da nossa herança e hibridização cultural. Vou levar mais lenda sim, pode deixar :).
Excluir