13 novembro 2020




No Youtube: 3 casos criminais que ficaram para história


       Estava com saudades de fazer um No Youtube e hoje vou trazer recomendações de vídeos sobre casos criminais, para quem gosta do assunto, assim como eu. O mundo é marcado por tragédias, separei três casos que foram um estrago em grande escala e que ficaram para a história. São bem interessantes, embora tristes e todos os vídeos que vou recomendar são do canal "Ler Até Amanhecer", porque sou apaixonada pelas narrativa da Joici Rodrigues. Já recomendei ela anteriormente nesse outro post aqui


 
Jonestow - O Maior Suicídio Coletivo
 


       Parece uma grande história de um filme de terror, mas infelizmente foi real.  Até onde uma pessoa tem o poder de manipular um grupo através de uma religião? Esse vídeo vai te mostrar exatamente isso, o grande suicídio coletivo. 

        O que no início parecia acolhedor, acabou se tornando em um grande pesadelo. Jim Jones, um cara que inicialmente lutava pelo fim da segregação racial na igreja, pregava igualdade e aceitava qualquer pessoa a sua igreja, independente de cor e gênero, com o tempo se mostrou ser uma pessoa cada vez pior e manipuladora. Um pouco mais de poder de persuasão foi o suficiente para uma das maiores tragédias em massa acontecer. Após recrutar vários estadunidenses, criou sua própria religião e denominou o que seria o Templo do Povo de Jonestown, uma cidade criada por ele, situada na Guiana. Vale a pena assistir, parece uma história cinematográfica, mas realmente aconteceu há um pouco mais de quarenta anos atrás. 


Imagem Jim Jones - Retirado do History.com  - Disponível aqui

Holocausto Brasileiro - Colônia de Barbacena



      Eu não poderia deixar de lado a história da cidade em que eu nasci: Hospital Colônia de Barbacena, situada em Minas Gerais. Barbacena é até hoje uma cidade conhecida como dos loucos e das rosas. O holocausto brasileiro é uma história de grande horror e desumanidade, pois revela-se como as pessoas que não só possuíam algum problema psiquiátrico, mas também outras com doenças como a tuberculose, deficiências físicas, portadores de necessidades especiais, mulheres abandonadas pelo marido, entes que as famílias não queriam, pessoas em que outras queriam sumir, por fim quase qualquer motivo banal, eram tratadas no Hospital Colônia de Barbacena, posteriormente utilizado como referência para tratamentos psiquiátricos.

       É algo muito triste e que a cidade prefere esquecer, evitando tocar profundamente no assunto. Para vocês terem uma ideia, eu fui ter o conhecimento completo dessa história recentemente, antes eu só sabia do hospital psiquiátrico, que boa parte dele já foi desativado. A Joici leu o livro denominado "Holocausto Brasileiro" da autora Daniela Arbex e contou tudo em detalhes em três vídeos. Quem não conhece essa história precisa conferir, é importante demais não esquecermos para que isso não se repita daqui há vários anos. 


Imagem de Pessoas no Hospício Barbacena - Retirado da Cabine Literária - Disponível aqui


O Incêndio da Boate Kiss


       Um caso mais recente, aconteceu em 27 de janeiro de 2013. Lembro bem como foi ser acordada pelo o meu pai com essa triste notícia, da perda de vários jovens e não parava de passar na televisão. Era algo extremamente evitável, mas por falta de sérias fiscalizações, foi só questão de tempo. Tive a oportunidade de conhecer Santa Maria e é uma bela cidade universitária, onde realmente tem vários jovens e pelo o que entendi, vários universitários estavam em comemoração na Boate Kiss.

      A festa contou com shows pirotécnicos e o incêndio começou após o sinalizador utilizado pelo vocalista da banda atingir o teto ao ser solto, fazendo com que as faíscas se espalhassem pelo isolamento acústico de espuma que não era contra fogo. Os seguranças sem perceber do incêndio, não liberavam a saída das pessoas, devido a falta de pagamento na comanda, até alguém utilizar o microfone para alertar o incêndio. Mas o estrago já estava feito, pois o isolamento era feito com o material mais vagabundo que existia e ao ser queimado era extremamente tóxico. E bem, é uma das histórias mais revoltantes porque não ocorreram punições severas aos responsáveis. O vídeo da Joici possui uma hora e ela explica detalhe por detalhe dessa tragédia. Desde então eu sou bem mais preocupada com os lugares que costumo frequentar, porque as vezes é só uma questão de tempo para que algo ruim aconteça para lembrar da importância da segurança. 


Imagem da Fachada da Boate Kiss Destruída - retirada do O Globo - disponível aqui

____________________________________________________________________________________
      Espero que tenham gostado da recomendação. Quem é sensível ao conteúdo, recomendo pular as recomendações. Mas quem tem interesse pelo assunto, acredito que vão gostar dessas recomendações. Comentem se já conheciam algum desses casos e me indiquem também outros canais. 

Beijos,

26 comentários:

  1. Nossa que post interessante, eu conheço os três casos e todos eles são bem tristes. Existem vários casos que chocaram o país e são importantes pra analisarmos os contextos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casos assim muitos não gostam de mencionar porque realmente, são pesados e tristes. Sempre que assisto esses casos, busco analisar o contexto e a situação em um todo.

      Excluir
  2. Oi Carol, eu gostei das tuas indicações. Já tinha visto outros canais falar de casos assim, mas desses o que mais me interessou foi o primeiro.
    Vou dar uma conferida.
    Beijos ♥
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma conferida, ele é bem interessante, embora trágico. Espero que goste :)

      Excluir
  3. O Incêndio da boate kiss me marcou muito.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, marcou muito, porque era algo que poderia ter sido evitado de várias formas.

      Excluir
  4. Eu só me recordava desse último que não é tão diatante assim, os outros eu não me lembrava mas, é sempre bom saber das histórias.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, foi de certa forma recente o da Boate Kiss. Os outros são antigos.

      Excluir
  5. uau, chocada com a primeira história
    só conhecia a da boate Kiss

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio bizarra a de Jonestow, até hoje me causa arrepios.

      Excluir
  6. Sobre o Jonestow tem até um filme que mostra o acontecimento e um documentário no Investigação Discovery. A boate Kiss eu me lembro quando aconteceu e ficou marcado por que foi no dia do aniversário da minha irmã, e eu quero muito ler o livro Todo Dia A Mesma Noite, que fala sobre essa tragédia. Mas, quanto ao Holocausto Brasileiro eu não sabia, vou assistir o vídeo.
    Gostei das indicações, principalmente por você ter trazido até casos brasileiros, que não devem mesmo ser esquecidos.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaram desse filme, pretendo assistir, mas como é algo que só de ouvir me causa arrepios, vou precisar de ter um pouco mais de estômago.
      Eu também quero ler esse livro e também o do Holocausto, ambos da Daniela Arbex. Estão na minha listinha.

      Excluir
  7. I had no idea about these cases. They're so scary. Thanks for sharing.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  8. Li um livro há um tempo sobre o Holocausto brasileiro e fiquei chocada porque é um assunto que não se fala muito né? pois deveriam :(. Vou assistir esse primeiro caso, não conhecer.
    Gostei da bolsa amarelinha, bem linda.
    beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero ler o livro, e realmente, não se falam mesmo. Se eu que nasci lá, não sabia desse modo aprofundado, imagino que pelo resto do país nem seja comentado.

      Excluir
  9. Não conhecia esse canal! Preciso assistir, eu adoro conferir vídeos de casos assim.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste do Ler Até Amanhecer. A Joici tem uma narrativa linda e fácil de compreender, além das pesquisas que são bem afundo.

      Excluir
  10. Os dois primeiros casos eu não conhecia, mas vou conferir os vídeos dela. Já o da Kiss eu me recordo e realmente é um absurdo a punição dos responsáveis. Dono de bar/balada na sua maioria, só quer saber de ganhar dinheiro, dane-se a segurança alheia. Esse povo (proprietários - que não seguem as regras de seurança) tem mais é que se dar mal mesmo.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, eu fiquei em choque ao descobrir que não teve punições, sendo meio que em vão. Se pra quem é de longe já incomoda, imagina para quem estava no local, para os familiares das vítimas, para os que sobreviveram deste trauma...

      Excluir
  11. Oi Carol, tudo bem?
    Eu curto bastante vídeos assim, um de meus canais favoritos inclusive é o Fatos Desconhecidos, e curto ainda mais quando eles postam vídeos assim.
    Gostei de conhecer o canal da Joice, vou acompanhar :)
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu via alguns da Fatos Desconhecidos, mas faz bastante tempo que não vejo. Vou dar uma olhada também :).
      Espero que tu goste do Ler Até Amanhecer.

      Excluir
  12. Amiga eu adoro coisas criminais e thrillers ! Gostei muito das sugestões!

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuarei dando essas sugestões, fico feliz ao saber que gosta também.

      Excluir
  13. Adorei a postagem!
    Tem outros dois canais que acompanho também e que acho massa!
    Um chama terror com tudo e o outro chama Freak tv , os dois são do Youtube
    abs Caio

    ResponderExcluir

♥ Comentem
♥ Caso não tenha uma conta no google, deixei a opção de comentar anonimamente
♥ Contato: carol_cruz1997@hotmail.com

© Mundo Perdido da Carol 2014 - 2023 | 2023. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo