Atenção: Aconselho não ler essa lenda antes de tomar banho caso esteja sozinha.
Essa é uma lenda brasileira,por sinal a mais contada e mais conhecida no Brasil,e a primeira que eu conheci também (e tive medo). Ela é inspirada na lenda americana da Blood Mary (Maria Sangrenta),só que na versão loira e em um lugar especifico: o banheiro.
Quem é essa tal de loira do banheiro ?
Brincadeiras a parte,pesquisando mais achei a história verdadeira que deu origem a lenda,a história de Maria Augusta de Oliveira,filha do visconde de Guaratinguetá Francisco de Assis de Oliveira Borges e da viscondessa Amelia Augusta Cazal.
Naquela época a maioria dos casamentos eram feitos por arranjamento e foi assim que Maria Augusta foi obrigada a casar no dia 1 de abril de 1879 com apenas 14 anos de idade. Mas devido a muitas brigas e diferenças entre ela e o seu marido,ela fugiu de São Paulo e foi para a Europa na companhia de um titular do império e alto ministro das finanças do reino,residindo então em Paris.
Depois de conseguir fugir de um casamento arranjado,ser finalmente feliz morando em Paris (ou triste,não sei né),em 1891 ela morre com apenas 26 anos,o que confirma que aquele ditado popular "Alegria de pobre dura pouco" é falso,porque ela era rica e também durou pouco.
Reza a lenda que um espelho quebrou na casa dos seus pais em Guaratinguetá no momento de sua morte e que seu atestado de óbito desapareceu junto com o primeiro livro do cemitério dos Passos de Guaratinguetá,levando consigo a verdade sobre a morte da Maria Augusta,mas alguns dizem que foi pneumonia,uma doença bem frequente da época e outras falam que foi hidrofobia,que deve ser o lado dramático da história.
Para o transporte do seu corpo para o Brasil,colocaram joias e pequenos pertences valiosos em seu torax,e foi colocado algodão no seu corpo para evitar resíduos. Outro fato interessante é que quando o seu corpo chegou,sua mãe colocou em um dos quartos do palácio,para visitação pública até a capela construída ficar pronta e poderem enterra-la. Ficava em uma urna de vidro,o seu corpo não sofria com o tempo e parecia ela parecia apenas estar dormindo.
Mesmo com a construção da capela,a sua mãe negava a permissão do enterro do corpo e só depois de vários sonhos com a filha pedindo para ser enterrada,dizendo que não era nenhuma santa para ficar com o corpo exposto para visitação e a pedidos da família que ela permitiu.
Anos depois o palácio que a família morava virou um colégio estadual: Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves e algumas pessoas alegam ter visto a Maria Augusta dando altos passeios por lá (que tenso). Suas conhecidas aparições são por conta da sede que seu espírito sente por ter colocado algodões em suas narinas e boca (mais tenso ainda).
Rituais conhecidos de invocação da loira do banheiro:
-Chutar três vezes a porta do banheiro (isso,desconte toda a sua ira por causa daquelas duas aulas chatas seguidas)
- Dar 3 vezes a descarga de qualquer privada (contribua com a limpeza do ambiente)
- Abrir 3 torneiras (essa aqui pra mim é nova,mas não se esqueça de fechar depois)
- Entrar em uma cabine de banheiro,fazer todo o ritual de novo,só que com porta fechada (também não conhecia,mas antes era mais simples o ritual heim)
- Falar três palavrões
Dizem que ela aparece com sangue no nariz e algodão e depois disso eu não faço ideia do que acontece. Não tem muitos relatos de pessoas mortas por causa disso,mas quem sabe você seja o primeiro ?! Que honra! Se sobreviver,deixe a história nos comentários me contando o que aconteceu,se for interessante eu faço um novo post contando a sua história.
Referências:
http://www.assombrado.com.br/2014/06/a-loira-do-banheiro-origem-rituais.html
(eu peguei praticamente toda a história nesse site,porque ta bem explicadinho e tem alguns relatos lá também,então se gostaram desses e querem saber mais é só clicar)
_________________________________________________________________________
Eu realmente perdi o medo dessa história faz tempo,mas voltou agora porque estou fazendo essa postagem de madrugada (eu geralmente faço todas as lendas de madrugada,porque misteriosamente é a hora que resta). Na madrugada tudo é possível,então espero que tenham gostado e não deixem de comentar e/ou compartilhar conosco a sua experiência com ela.
Beijas,
Nossa que legal, nunca tinha lido tudo O.O
ResponderExcluirhttp://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/
Que bom que gostou amiga! (:
ExcluirEmbora eu ja conhecesse a história fiquei curiosa para ler de novo,acho que isso virou lenda em várias escolar porque aqui onde moro também ficavam "invocando" ela,mas no caso,ela teria morrido nos trilhos quando um trem que circulava por aqui atropelou ela,enfim,quero mais lendas,adoro ler hahah
ResponderExcluirwww.bycarolfrancoso.com.br
Sim,é a lenda mais popular em todas as escolas (ou pelo menos na maioria) e tem várias versões como essa de morrer em trilhos,espancada pelo marido,e etc,mas uma real e que talvez tenha dado origem a essa lenda foi a história da Maria Augusta..mas em todos os cantos tem histórias de espíritos assim :x
ExcluirAi eu vi isso no 'Lendas Urbanas" no Domingo Legal,época do Gugu,lembra?
ResponderExcluirE fiquei apavorada a vida toda,sempre tenho medo de ficar dentro do banheiro com luz apagada,e apago a luz e saio correndo haha.
Só pra garantir hehe.
Bjs<3
bonequinhas11.blogspot.com
Lendas Urbanas do Gugu era mó loucão e legal ♥. As crianças morriam de medo,mas vendo agora que já possuo 18 anos,nem assusta mais. Eu também morria de medo de ir no banheiro de madrugada,mas até que agora diminuiu bastante x.x.
ExcluirAdoro esse quadro do seu blog!
ResponderExcluirEu lembro que quando eu estudava, meus colegas de sala ficavam chamando essa loira do banheiro e não deu nada.
Nunca me assustou essa lenda, mas gostei de saber da história, fiquei até com pena dessa Maria Augusta.
Beijos. ♥
Diário da Lady
Fico muito feliz ao saber que você gostou Lady *---*. Eu tinha medo de ir no banheiro no escuro,mas não foi muito por causa dessa lenda sabe ? Foi a junção dela,com a do espelho,mais uma tal de Catarina e o meu medo do escuro. Ainda bem que ele veio diminuindo consideravelmente com o tempo *-*.
ExcluirMuito legal conhecer a verdadeira historia , bem aterrorizante !
ResponderExcluirUm beijo
http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/
Que bom que gostou Luiza (:
ExcluirConfesso que fiquei apreensiva em ler, mas claro, a curiosidade falou mais alto. Que coragem a sua escrever esse post de madrugada!
ResponderExcluirBeijos.
http://virandoamor.blogspot.com.br/
A curiosidade sempre falando mais alto (sempre!). Na verdade foi o tempo que me restou e como eu não era a única acordada em casa eu escrevi de boas x.x. Não sei porque sempre me resta apenas a madrugada para escrever esse tipo de post :p
Excluirquem nunca se juntou com mais um monte de crianças pra chamar a loira no banheiro da escola e saiu correndo???kkkkk nao conhecia a historia, achei super bacana o post!
ResponderExcluirBjao e bom fim de semana :*
http://festadasunhas.blogspot.com.br/
Quem nunca fez isso não sabe o que é ter medo de ir no banheiro da escola por um bom tempo! Bons tempos hahahaha x.x
Excluirquem nunca invocou a maria sangrenta kkk
ResponderExcluirjá fiz quando criança mas nunca deu em nada
bjs
Batom&Blush
|http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/|
Na verdade são duas lendas diferentes,mas ambas são parecidas e toda criança fez isso e tem medo x.x
ExcluirNossa, se tem uma coisa que não gosto de ouvir falar são essas lendas de seres sobrenaturais.
ResponderExcluirConfesso que tenho uma pontinha de medo, kkk
Uma vez contaram essa lenda na escola e acho que passei meses sem entrar no banheiro kkkk
Um beijo Carol!!!
Blog Impulso Feminino
Facebook
Instagram
Eu sempre tive medo,mas sempre foi um dos meus assuntos preferidos da vida: lendas urbanas. E eu também fiquei um tempinho com medo de ir no banheiro sozinha x.x
ExcluirKkkk morro de medo dela até hoje. Ainda frequento meu Colégio... aquele mesmo que entrei quando tinha 7 anos, me formei e saí de la aos 17 e depois continuei fazendo parte da APM e agora minha filha estuda lá.
ResponderExcluirPois bem... o banheiro continua sendo o mesmo de quando eu tinha 7 anos, então... a presença do medo da loira DAQUELE banheiro em especial ainda é grande kkkk.
Mas meu ritual também era mais simples... era só dar descarga 3 vezes e dizer Loira Loira Loira... mas confesso que, mesmo morrendo de medo eu já fiz e ela não apareceu não... a não ser que tenha aparecido depois de eu ter saído correndo que nem desesperada.
Mas essa de palavrão não tinha não... eu fui criança dos anos 80/90, então palavrão era uma coisa mais séria do que é hoje na época hehehehe.
Beijoooo !
| O Blog Que Não é Blog |
| Canal no Youtube |
Eu acho que dependendo da história e da invocação feita e do final,eu também teria medo de entrar dentro do banheiro da minha escola,ainda mais que você ainda frequenta a mesma escola..o mesmo lugar onde tudo aconteceu. A história do palavrão tinha na minha época,mas eu meio que suspeitava que tinha sido modificada,exatamente por causa disso x.x
ExcluirMeu Deus, arrepiei com essa lenda.
ResponderExcluirBeijinhos
http://virginiaferreira91.blogspot.pt/
Ela da um pouquinho de medo néh ?
ExcluirNão gostamos muito de lendas urbanas, pois temos um pouco de medo rsrsrs.
ResponderExcluirBeijos
http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/
Com o tempo passa (:
ExcluirOi Carol !!
ResponderExcluirEu adoro esse quadro aqui do seu blog !!
E por mais contraditório que pareça eu adoro histórias de terror (tendo até passado por algumas rsrs) e tenho medo ao mesmo tempo, principalmente se estiver a noite !!
Eu também já tentei invocar a loira do banheiro na época de escola kkkk, mas não conhecia a história !!
Bjim
Paty
blogpatyrezende.blogspot.com
Eita,adoro histórias de terror e é super normal ter medo e gostar. Acho que é essa a real graça do terror. Pelo visto a maioria das pessoas tentaram invocar e nunca deram em nd x.x.
ExcluirAcho que é uma coisa normal,eu também tenho isso x.x. Obrigada por seguir ♥♥
ResponderExcluir