10 agosto 2019




Coisas Que Ninguém Te Conta Sobre: Blogueiras #2


        Já fazia algum tempo que eu queria fazer um segundo post falando desabafando sobre coisas que ninguém te conta sobre a realidade de ser blogueira. Eu já fiz a parte 1 desse post aqui e conforme o tempo foi passando, mais coisas foram acontecendo. Mês que vem faço cinco anos de blog (estou ansiosa), então vamos falar sobre Coisas Que Ninguém Te Conta Sobre: Blogueiras.




Processo de Criação do Post: Fotos

        Não cheguei a dar muita ênfase no processo de criação no post anterior, mas hoje irei mostrar que não é tão simples como aparenta. Tudo começa com as fotos, se for look em local externo existe uma produção por trás, encontrar alguém que esteja disponível para te fotografar (hoje eu peço ao namorado fotógrafo), marcar o dia e ir ao local toda arrumada e torcer para que não ocorra nenhum imprevisto, como chuva ou sol. As minhas fotos no último post de natal tem uma história. No dia eu acordei sete/oito horas da manhã, alugamos bicicleta para ir até o final do parque (eram 6 km se fossemos andando), fizemos as fotos em uma velocidade da luz e ainda pegamos chuva. Meu cabelo ficou em bad hair day, mas apesar de tudo foi um dia divertido, com ótimas lembranças.


       Se for resenha, as fotos são mais simples de serem feitas, podendo ser tudo pelo celular. Você só precisa se inspirar e aprender o básico de fotografia e composição para fazer ótimas fotos que atraiam o público.


Processo de Criação do Post: Edição

      Caso as fotos tenham sido feitas por você, será necessário uma edição. Hoje em dia tem muitas opções e as vezes dá para ficar apenas usando aplicativos de celular. No momento eu uso apenas o photoshop no computador, mas preciso começar a usar o lightroom para otimizar o tempo. É importante colocar uma marca d'água para que ninguém faça plágio do seu conteúdo, além de ser também uma maneira de divulgar a tua imagem. 


Aqui eu estou com a nova marca d'água do blog ♥. Se alguém achar essa imagem no google, podem pesquisar que encontrará meu blog.


Processo de Criação do Post: Texto e Finalização

       Já perceberam que alguns posts são feitos mais facilmente e outros mais demorados, dependendo do processo e do assunto. Só depois das fotos estarem prontas e editadas que vem a escrita. Algumas postagens necessitam de um texto maior, como resenhas e textos de entretenimento. Os que são mais visuais eu evito de escrever muito para não torná-los extensos ou cansativos, deixando a pessoa relaxada para a leitura visual. Mas em todos eu escrevo, releio e vou formatando a postagem, finalizo visualizando uma prévia  e relendo mais uma vez, fazendo as últimas correções necessárias antes de publicar. 



Processo de Finalização do Post: Divulgação

        Depois de demorar um tempo escrevendo, acham que acabou? Claro que não! Vem a parte mais importante: divulgação. Hoje em dia com o instagram, a divulgação tem que ser maior. Publiquem stories, foto do post, sigam pessoas, comentem nas publicações. Confesso que não é algo que eu tenha feito muito, mas é algo que sempre digo e VOU me dedicar mais. 
      Aqui no blogger é bem legal que tu visualize e leia outros posts de várias blogueiras e faça interações, comentando e seguindo. Dá mais visualizações no blog e acaba que gera bem mais alcance no google. De quebra, tu ainda arruma amigas blogueiras e cria um network. 

É assim que eu fico visitando e comentando no post das amigas xD

As Sonhadas e Terríveis Parcerias 

       Quem não gosta de ter um trabalho sendo reconhecido, não é mesmo? A primeira parceria é difícil, tu vai mandar vários emails e nunca vai receber as respostas da maioria. Depois aparecerão pessoas tentando se aproveitar do pequeno (ou grande) crescimento do seu blog, pedindo publipost e publieditorial de "GRATES". Algumas lojas chinesas vão oferecer bem pouco para post e banner, tipo U$7,00 e vão exigir links do follow. Propostas de parcerias que somem na hora de fechar e querem te mandar um conteúdo nada a ver. E o pior que são empresas que querem impor um preço no teu trabalho, pagando um valor baixo e dizendo que é por conta de view e engajamento. Semana passada recebi um presskit de um trabalho que foi totalmente nada a ver com o blog, que inclusive tinha forma de gelo de pato (?). Acabam te mandando o que sobra na loja e não vendem, escolhendo qualquer coisa no maior descaso (mesmo que jurem que não). 



      Resumindo: tenha paciência!

      Tenha paciência para não desistir quando alguém fizer uma crítica (construtiva ou não) ao seu post. Tenha paciência para fazer um bom post, por mais tempo que leve, mas entregue algo que tu goste e que você tenha certeza que esteja bom e legível. Não se desanime com as faltas de respostas nos emails, com o tempo algumas parcerias vão surgindo. Saiba o seu preço antes de aceitar qualquer parceria, para não entrar na furada de aceitar presskit ruim como pagamento (afinal, você tem as suas contas para pagar e mesmo que não tenha, ainda tem o seu preço) e nem fiquem feliz com menos de U$10 para post e banner, porque o paypal fica com uma parte. Você terá fases turbulentas e de calmaria, resista em todas. Seja blogueira enquanto você for feliz e não sentirá  o impacto do trabalho. 


___________________________________________________________________________________
       Espero que tenham gostado! Nossa, contei muita coisa que ainda não tinha falado para muitos! E é provável que exista uma parte três, porque ainda tem algumas coisas para comentar e posso me aprofundar no assunto de Parcerias que é onde mais tem ciladas. Blogueirinhas de plantão, me contem as suas piores histórias nesses comentários. Quero saber \o/.

Beijos,



34 comentários:

  1. Aiii essas fotos externas são uma empreitada né??? Eu só tiro internas e dá um trabalhão pra editar, também uso só Photoshop, mas tá muito trabalhoso, agora tenho tirado com o celular e já era. O presskit com os refugos da loja é o oh, mas é o que mais tem :(

    Bom domingo!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquele ditado popular: sem tempo, irmão. Muita coisa para fazer e as vezes o celular fica mais prático mesmo xD.
      Esses presskit são os piores, principalmente quando é o seu método de pagamento de publipost -_-. Nunca mais caio nessa.

      Excluir
  2. Adorei a postagem, concordo com a parte das parcerias. Já recebi coisas muito legais mas também algumas que deixaram a desejar kkk

    http://www.blogmarianaleal.site/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai entender o que a marca pensa ao enviar esses treco.

      Excluir
  3. Rapaz, sou suspeita para falar tô levando a sério agora meu blog.. mas é difícil as vezes a gente pensa até desistir de tudo. Mas é assim, no tempo de Deus!
    Vem visitar meu blog.
    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá vontade de sair jogando tudo para o alto xD. Mas eu já passei dessa fase, eu tento apenas me manter aqui.

      Excluir
  4. Realmente ser blogueira não é fácil, e sobre a forma de patinhos eu recebi uma igual kkkk

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo recebeu, independente do assunto que o blog era retratado. Não teve nenhum sentido, pelo menos pra mim.

      Excluir
  5. bem verdade! tudo leva tempo! pra fazer o post tutorial que faço toda semana, me toma umas 6horas bem fácil! fazer as fotos, editar e escrever o post! mas eu adoro! <3

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo <3. Eu só odeio pessoas que acham que é bem fácil ou rápido, que a gente faz o post em um piscar de olhos e principalmente, empresas que não dão a mínima. Parceria sem beneficiamento para um lado.

      Excluir
  6. Oi Carol! é bem aquele meme né: ai Gabi, só quem viveu sabe haha, eu com dois anos de blog já passei por tantas situações que só consigo rir e pensar que evolui muito. o mais inusitado de tudo isso são as parcerias: é loja querendo que você compre e fale do produto sem ganhar nada - e ainda sair gastando - é gente colocando preço no seu trabalho e ainda te criticando, mas no fim, o melhor é saber que algumas pessoas me viram, gostaram de mim e do que faço pela internet, isso não a valor nenhum que pague <3

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esse meme mesmo xD. Mana, teve um cara pelo facebook que me contatou assim mesmo, queria que eu falasse da loja dele e oferecesse cupom de desconto e eu "ganharia" algo com 5% por vendas. Mas eu já tinha caído em uma dessa antes e só falei "mas como é que eu vou saber se a loja é boa e confiável, se eu nunca tive nenhuma experiência?" e ele disse que eu também poderia comprar na loja dele e blá blá blá. Fiquei pensando "que tipo de parceria é essa que eu tenho que divulgar, vender pra ele e não ganhar quase nada?". Nossa...

      Excluir
  7. Esse mundo de blogueira tem cada pedra no caminho, mas a maioria das pessoas acredita que tudo são flores. Esse gatinho me representa.
    A forminha de pato é bem fofa, mas dá pra notar que a empresa que enviou isso só quer divulgação.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, de flores não tem nada. Sim sim, é bonitinha, porém nada a ver com o blog :(. E deu para notar que depois que tu faz o publipost, tanto faz como vai ser seu presskit de pagamento -_-.

      Excluir
  8. Esse é um assunto importante para todas as blogueiras, principalmente nesse lance de parceria, muitas vezes a empresa quer explorar o trabalho da blogueira, gostei muito do post bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente no mercado de trabalho incluindo o das blogueiras, as pessoas só querem saber de explorar. Paciência...

      Excluir
  9. ADOREI o post! quem nao trabalha com isso nao tem ideia do trabalho que dá pra produzir um bom post né

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Miga nesses 6 anos de blog tenho tanta história pra contar! manter um blog com conteúdo bom é realmente trabalhoso, mas quando a gente faz porque ama apesar de passa muita raiva, a gente ainda faz rindo haha eu amo ser blogueira apesar dos ossos desse oficio.

    Acho que o que mais desanima são parcerias furadas e propostas absurdas, e fico pensando, se eles enviam propostas assim é porque tem quem aceite, quem não valorize seu próprio trabalho.

    Acredito que como tudo, ser uma blogueira tem seu lado bom e ruim, resta cada por na balança e ver o que pesa mais pra ela.

    A postagem ficou ótima!


    Beleza Nerd


    @gleicyhaner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz ao saber que tu gostou!
      Mana, realmente não é nada fácil e a gente passa por muita dor de cabeça. O que me mantem no blog é porque eu realmente amo o que eu faço, é gratificante obter esse reconhecimento. Me desanimo com muita empresa e parceria, mas eu só vou rindo e deixando para lá. Pelo menos nessa eu não caio mais xD.

      Excluir
  11. Carol, tudo bem? Eu acompanho seu blog há um tempo e tenho o meu desde 2013 e concordo muito com você, criar conteúdo não é fácil. Tem que gostar muito e não desistir.
    Quando vier para SP, vamos nos conhecer, hein. <3

    www.espacodamica.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente se acompanha desde 2015/2016, né?! Eu lembro de quando tu ainda não tinha o Rodrigo, depois eu fui vendo a tua gravidez e até você se formar ♥. Foi bem linda a tua trajetória e quero sim te conhecer quando eu for um dia para SP ♥

      Excluir
  12. adorei o post amore !! falou tudo .. da trabalho ser blogueira , mais amamos ne ? haha bjos
    www.mundodasfashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amor que nos motiva a continuar, mesmo passando raiva xD.

      Excluir
  13. Obrigada por esse post, me sinto tão mal quando vejo uma galera aceitando pouco e se vendendo por nada, é tanto trabalho diário que temos, de fotos, de usar algo que deu ruim, dinheiro investido e as vezes com zero retorno. Falo temos que nos valorizar mais e sim é uma profissão que deve ser valorizada, principalmente por quem escolhe ela.

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me sinto mal, porque é por isso que somos pouco valorizadas :/. Mas eu não falo muito porque cada um aceita aquilo que acha que merece, infelizmente. Dependendo se a pessoa precisa muito de dinheiro, acaba aceitando qualquer coisa que aparece, pois é melhor do que ficar sem nada :(. Infelizmente é bem ruim...

      Excluir
  14. Amei o post, li esse e a parte 1 que ainda não tinha visto. Praticamente tudo aconteceu/acontece comigo, exceto eu sumir bastante tempo [tirando o tempo entre meu primeiro post e quando realmente comecei a postar direto] pq eu dou férias ao blog quando saio de férias no meu trabalho.

    E o que você comentou sobre parcerias é a + pura verdade, creio que 80% nunca respondem, 10% respondem dizendo que no momento não estão fechando parceria [pra não dizer logo não, até pq as vezes a gente vê que estão fazendo sim parcerias com blogs de + engajamento] e 10% dizem sim, porém metade dos que dizem sim nunca mandam nada [incluindo quem entrou em contato com a blogueira e não o contrário].

    E aí tem gente que acha que é fácil ou coisa de quem não tem o que fazer, afinal não conseguem entender que apesar do trabalhão e do pouco reconhecimento, estamos nessa por amor e toda vez que penso em desistir, lembro das pessoas que conheci e dos comentários carinhosos que recebi e sigo em frente.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quase nunca tiro férias, mas de vez em quando eu dou um tempinho, principalmente quando viajo ou me ocupo com outras coisas.
      Eu morria de raiva porque duas empresas me procuraram do nada para oferecer publi ou permuta. E as mesmas sumiram, totalmente do nada. Essa história de não estarem fechando parceria no momento, recebi essa resposta de bastante marcas :(.
      No início era muito tratada como coisa de quem não tinha nada pra fazer :/, mas eu tive paciência e fui deixando aos poucos de ligar para o que os outros pensavam e fui me ligando mais as coisas boas que aconteciam comigo ♥

      Excluir
  15. Estou há um longo tempo na blogosfera quase 16 anos e sei que muita coisa mudou. Hoje em dias as pessoas prestam mais atenção nas redes sociais do que no blog em si, embora as empresas ainda se preocupam em querer publiposts nos blogs.
    Ao meu ver, os blogs tem mais importancia do que redes sociais porque redes sociais podem acabar, vide orkut, por exemplo.
    A vida de blogueira é um processo árduo que requer dedicação, planejamento e organização.
    Parabéns pelo post.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sem dúvidas muita coisa ia mudar, mas as redes sociais acabam sendo o maior foco. Acho que tem espaço para todo mundo, os blogs dificilmente vão acabar, redes sociais é uma grande pergunta.
      Obrigada, fico feliz ao saber que você gostou e se identificou.

      Excluir
  16. Amei seu post, as pessoas só vêem o que elas querem, e do nosso trabalho só vêem a parte das parcerias e recebidos (como se fosse fácil assim) mas tem muito trabalho por trás de tudo isso que ninguém imagina.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente D:. Eu fico corrigindo cada pessoa com "você ganhou isso?" porque eu não ganhei, eu tô trabalhando para eles, não estão me dando de graça, é uma troca. E fico mais puta ainda quando vem presskit bosta de pagamento de publipost. É a pior coisa...

      Excluir
  17. O resumo é: ser blogueira não é fácil hahahaha
    Pensar no post, elaborar, fazer as fotos, edição, divulgação... nada disso é fácil e requer empenho, bem ao contrário do que as pessoas pensam né?
    Mas ah, é muitoo bom ter um blog, é experiência maravilhosa ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade xD. Não é fácil, mas a gente faz por amor porque pelo dinheiro é difícil.
      Beijos,
      Mundo Perdido da Carol
      Instagram: @carolinsweet
      Fan Page

      Excluir

♥ Comentem
♥ Caso não tenha uma conta no google, deixei a opção de comentar anonimamente
♥ Contato: carol_cruz1997@hotmail.com

© Mundo Perdido da Carol 2014 - 2023 | 2023. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo