27 julho 2021




Projeto Sereia: Máscaras que não deram certo


Aviso: Não é autorizado o uso das imagens feitas para o blog em comercialização de produtos. Se utilizadas em outros blogs, por favor, dê os créditos e não remova a marca d'água. O uso indevido de imagem que possuem direitos autorais podem acarretar penalizações.  


      Hoje o post do Projeto Sereia será sobre máscaras de tratamento que não deram certo, coisas que é normal de acontecer, afinal cada cabelo é único. Vou escrever algumas coisinhas que me ajudam quando isso acontece e possíveis formas de reverter essa situação.



     Eu faço resenhas de vários produtos de cabelo. Tudo o que eu uso, mostro no blog e relato a minha experiência. Já aconteceu que eu amei um produto e algumas pessoas nos comentários não gostaram. Isso pode acontecer por diversos motivos, mas o principal é que cada cabelo é único, assim como nossas experiências. A espessura do fio, ambientes externos, climas, danos, químicas, produção de oleosidade, curvaturas e cuidados capilares são diferentes. Por isso a gente só descobre se o produto é bom para o nosso cabelo testando. Pelas resenhas conseguimos ter uma ideia, mas a certeza só vem de fato no momento de uso. 




      O mais decepcionante que acontece nesses momentos de testar produtos novos é investir em um que não seja bom, principalmente quando é caro. E isso já aconteceu e ainda vai acontecer várias vezes comigo, e infelizmente com você também.



        A máscara que não dá certo normalmente você não sente diferença no tratamento dela no cabelo. Por exemplo, uma máscara que promete redução de frizz e alto poder hidratante, mas o seu cabelo fica a mesma coisa que antes e você não sente nenhuma diferença na hidratação. As vezes também acontece em uma reconstrução de você voltar com o cabelo mais opaco e lotado de frizz, nada renovado, com a mesma textura anterior ou pior. Pode acontecer também de uma máscara de nutrição parecer maravilhosa, porém pesou tanto no seu cabelo que ficou sem movimento e você só pensa em lavá-lo imediatamente no dia seguinte para que volte ao normal. 
        A vontade de jogar fora, desistir e nunca mais usar é imensa. Mas o dinheiro não é capim, investimento em produtos capilares é um investimento e eu sou do time de ter que usar até o final para valer a pena. Então segue algumas dicas que eu faço quando isso acontece. 


        A máscara não serviu para fazer um bom tratamento? Usa no pré-poo/pré shampoo. Se o seu cabelo assim como o meu for frágil, vai ser uma boa ideia usá-lo quando for lavar o cabelo com shampoo com detergência mais forte. Já falei mais sobre essa técnica nesse post aqui, mas basicamente consiste em você aplicá-la no comprimento dos fios antes de aplicar shampoo. Depois é só lavar o cabelo normalmente usando o shampoo, máscara e/ou condicionador desejado. 
       Na imagem mostrei duas máscaras que não me adaptei como tratamento, mas gosto como pré-poo. A Máscara Superfood Pitaya e Gojiberry (Embelleze) e a Máscara Vegana Óleo de Coco e Oliva Inoar.


        Outra coisa que eu adoro fazer é potencializar as máscaras que não surtiram efeito no meu cabelo. A potencialização de uma máscara é algo que eu cresci vendo a minha mãe fazer, usando ampolas de vitaminas capilares que vendiam na farmácia. Além disso você pode aplicar queratina líquida, óleos vegetais extra-virgem ou próprios para cabelo, além do D'Pantenol. Misture os produtos de acordo com o que você acha que o cabelo necessita.
       No post eu deixei a dica da Queratina Líquida da Novex (Embelleze), que é bem baratinha e fácil de encontrar. Rende bastante e você pode aplicá-la em momentos que quiser reconstruir o cabelo. Também deixei a dica do Óleo Pinga! Açaí e Pracaxi da Lola, que é um óleo multifuncional que também pode ser misturado na máscara.


        As vezes o produto de hidrareconstrução não teve potência na hora de usar como reconstrutor. Então eu mudo para a etapa de hidratação, por exemplo. As vezes uma nutrireconstrução é muito poderosa e eu sinto que se usado em grande quantidade dá o efeito reverso, funcionando melhor ao ser usado uma vez na reconstrução. Mas tem cabelos que mal precisam de reconstrução, então tem que ser usado em uma frequência menor para que não fique com um efeito ruim. Experimente trocar a etapa do cronograma e/ou diminuir a constância do uso. Talvez o seu cabelo não "necessite" do uso daquele produto naquele exato momento.  


        Para mim a máscara quando é boa tem que ter um efeito maravilhoso, independente dos produtos usados anteriormente. Porém estamos falando de máscaras que não deram certo com o nosso cabelo, então sozinha não funciona de jeito algum. Experimenta trocar os produtos usados anteriormente ou posteriormente a máscara, o shampoo e o condicionador. As vezes um shampoo detox ajuda a melhorar no efeito da máscara, ou um shampoo mais hidratante ajuda com que fique um efeito melhor. Quando uma máscara não dá todo aquele poder hidratante, eu uso um condicionador mais potente após o seu uso. 
         Nas fotos eu deixei três indicações de produtos que uso e gosto bastante. O Shampoo Detox Nativa SPA Matcha O Boticário, que limpa bem o couro cabeludo e não deixa o cabelo com frizz. O Super Condicionador Fator Nutrição 60 Dove hidrata o cabelo  e usado após a máscara potencializa o seu efeito. E por último, o Shampoo Novex Cicatrização dos Fios que resenhei no mês passado e é uma novidade maravilhosa da Embelleze, pois limpa o cabelo de forma suave e o deixa macio. 


        Testou de todas as formas e mesmo assim nada mudou? Então o jeito é passar para frente. Não é porque não deu certo com o seu cabelo que não vai dar certo com outra pessoa. Você pode doar para alguma amiga ou conhecida, trocar em grupos de troca da sua cidade (caso tenha) ou revender caso ainda esteja em bom estado. Já encontrei algumas máscaras usadas a venda na Shopee e na Enjoei, por motivos do usuário não ter se adaptado. É bom porque é uma forma de se desfazer do produto sem que haja desperdício ou um grande prejuízo. 


      Por último eu precisava fazer esse aviso, que também vem escrito nos rótulos dos cosméticos. Descontinue o uso do produto caso dê alguma alergia e/ou irritações, ou caso note quebras capilares associados ao uso do produto. Fique de olho na textura, coloração e cheiro, não utilize caso perceba que está fora da normalidade. Nesses casos é importante entrar em contato com o SAC da empresa e informar o ocorrido, podendo solicitar até a troca do produto. Faça a troca/devolução ou descarte conforme o informado pela marca.

___________________________________________________________________________________
       Espero que tenham gostado do post informativo do Projeto Sereia desse mês. O que vocês fazem quando uma máscara de tratamento não funciona? Comentem ♥.

Beijos,


10 comentários:

  1. adorei as dicas!
    quando não dá certo pra mim, eu geralmente passo pra frente!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes é melhor desapegar do que ficar tentando, mas quando é caro eu faço de tudo pra dar certo haha

      Excluir
  2. Eu sempre doo, pois sei que não vou usar depois, maravilhoso esse post e com ótimas dicas

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de usar como pré-poo, porque costuma dar certo. Ou fazer algumas dessas dicas, daí se não deu, bola pra frente.

      Excluir
  3. Carol adoreeeei esse post!
    Já aconteceu várias vezes comigo de uma máscara não dar certo pra mim, geralmente o que eu percebo é que não faz a menor diferença no meu cabelo.
    Isso de colocar ampolas eu acho uma ótima ideia, já fiz isso várias vezes inclusive, não faz milagre, mas geralmente ajuda um pouco.
    Gostei demais desse post porque você nos deu soluções além de só mostrar os "problemas" hehe! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que mais acontece com o meu cabelo também, de não fazer grandes diferenças. Que bom que gostou do post, espero que ele te ajude em algo ♥

      Excluir
  4. Ameeeei as suas dicas! É realmente muito chato quando investimos nosso dinheiro em um produto que não funciona, mas todas essas suas dicas são ótimas para tentar recuperar esse produto e não ter que descartá-lo. Ótimo post Carol!!!
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3. Fico feliz ao saber que gostou das dicas :)

      Excluir
  5. Essa de pitaya deixa o meu cabelo mais triste. Também misturo com outras coisas, mas na maioria das vezes uso até o fim na base do ódio haha lembro uma bomba da Salon Line que NOOSSA não acabava nunca e eu detestei, mas usei haha

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socorro hahahah. Eu misturo e taco de pré-poo. Se o meu cabelo odiar muito, não consigo e passo pra frente. Mas na maioria das vezes deu bom ou deu pra usar até o final.

      Excluir

♥ Comentem
♥ Caso não tenha uma conta no google, deixei a opção de comentar anonimamente
♥ Contato: carol_cruz1997@hotmail.com

© Mundo Perdido da Carol 2014 - 2023 | 2023. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo