Hoje se inicia uma série de posts informativos para me redimir dos cinco anos que passei acreditando em vários mitos sobre cosméticos. E parabenos fazer mal foi um deles.
Afinal, parabenos fazem mal? Acredito que o maior ódio de quem trabalha na área da cosmetologia deve estar relacionado a difamação dos parabenos, um conservante seguro e muito utilizado em cosméticos, como shampoos, condicionadores, máscaras, cremes corporais e faciais, desodorante e muito mais. Pode ser encontrado como Paraben, Methylparaben, Propylparaben, Ethylparaben, Butylparaben e mais algumas variações.
E quem disse que parabenos fazem mal? Então, teve um estudo em 2004 publicado no "Journal of Applied Toxicology" que gerou uma controvérsia, relacionando altas concentrações de parabenos ao câncer de mama e testículos. O problema é que na metodologia desse estudo não constaram a concentração e a amostra de tecido. Mas após essa publicação começou a demonização do parabeno, mesmo com vários estudos posteriores comprovando a eficácia e a segurança do conservante, que é utilizado há mais de 50 anos. Ainda hoje, dezesseis anos após essa publicação, há muita desinformação, falando que parabenos podem causar câncer, disfunção no sistema endócrino, irregularidades no ciclo menstrual e até infertilidade. O que não passam de informações equivocadas, já que não há mesmo um estudo aprovado e conclusivo que comprove de fato isso. Mas muitas empresas aproveitaram para se vender como segura aos consumidores, e levantaram a bandeira "Parabenos Free", com conservantes naturais, que muitas vezes não tem a sua eficácia e segurança comprovada, com poucos estudos sobre o mesmo. Entende porque agora parabenos fazer mal é mais uma questão de marketing do que comprovação científica?!
Passei os últimos cinco anos com receio ao parabeno, com medo de ter alergia ou de com o tempo fazer mal, embora eu não sou a louca dos rótulos (e cometo várias atrocidades, como usar esmalte vencido).
Início desse ano ao testar a Máscara Hidratante da Dapop, notei que ela tinha o methylparaben e isso me causou desanimo. Com o tempo fui tratar de pesquisar e descobri muitos mitos de cosméticos, através de artigos, instagrans e vídeos, feitos pelos profissionais da área de cosméticos e química. Diante de fatos científicos mudei de ideia. Até porque nunca fez sentido correr de cosméticos com parabenos que poderiam causar câncer e continuar usando o celular, que também dizem que podem causar câncer, além de vários alimentos e remédios, por exemplo.
Com isso conclui que condenei uma máscara baratinha por conter parabenos e parafina líquida (essa eu ainda não morro de amores), mas isso não faz dela ruim, é o que a deixou com um ótimo custo benefício e segura. As vezes se paga caro por produtos "free", quando na verdade só te causaria mal se você tivesse alguma alergia ao parabeno. Além disso, a porcentagem de 0,8% permitida pela ANVISA não teria o poder de causar câncer. Assim como você não morreu ao usar alguns shampoos que contém uma porcentagem mínima de soda cáustica (pode ser assunto de outro post, se quiserem).
Claro que estou aberta a mudar de ideia se um dia surgir um estudo que comprove e garanta que parabeno seja realmente nocivo a saúde, assim como qualquer outro ingrediente que eu faça uso. No momento eu simplesmente não me importo se o produto conter ou não conter parabenos. Várias marcas famosas fazem uso, assim como várias marcas baratinhas não utilizam e está tudo bem, desde que o produto seja de fato bem conservado.
________________________________________________________________________________________
Espero que tenham gostado! Ficou bem longo, porém bastante informativo. Comentem o que vocês acharam e se também já condenaram o coitado do parabeno.
Beijos,
Que post super informativo Carol...
ResponderExcluirParabéns, gostei bastante
Beijinhos
Cátila Santos
Fico feliz ao saber que gostou :)
ExcluirVerdade se dizem que até o celular causa câncer né?
ResponderExcluirEu fiquei com pé atrás quando teve esse boom de livre de parabenos, mas depois fui atrás para pesquisar sobre.
Beijos!
Pam Lepletier
Eu também, evitava e nem sabia direito porque estava evitando.
ExcluirAdoreeei essa nova categoria do blog!
ResponderExcluirEu mesma já vi vários produtos com "Parabenos Free" e mesmo sem saber muito sobre o assunto fiquei pensando que se tá escrito na embalagem é porque parabenos realmente não fazem bem.
Mas agora tudo está explicado. Ótimo post!!!
Ansiosa pelos outros hehe :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Fico feliz ao saber que gostou :). Obrigada!
ExcluirSim, eu pensava que fazia mal também e nunca parei para pesquisar a fundo sobre, mas evitava por marcas associarem ele a algo ruim.
Amei saber mais sobre os parabenos.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
Fico feliz ao saber que gostou :)
ExcluirGostamos do post ele está super informativo e completo.
ResponderExcluirBeijos
https://onlyinspirations.blogspot.com/
Fico feliz ao saber que gostou :)
ExcluirSempre fui desencanada com isso, penso assim, se fizesse tanto mal nossas mães e avós já teriam morrido há anos, tudo isso foi criado como marketing para cobrar mais e dizer que meu produto é melhor, e produtos as vezes sem parabenos estragam mais rápido as vezes nos levando a prejuízo, vi alguns vídeos e posts do oil free e amei e fiquei mais desencanada ainda
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Sim, tem isso também. As vezes a tecnologia evolui e algumas coisas com o tempo se descobrem que faz mal, e com esse rumo "parabeno free" fez parecer que seria o caso desse conservante. Com tanto pesquisando mais a fundo, descobri que se trata de outra história e essa grande evitação acabou sendo muito mais marketing.
ExcluirOil free me ajudou muito com isso dos parabenos também, foi maravilhoso.
Ainda bem que nunca evitei parabenos. São usados até em remédios, então sempre achei seguros em cosméticos.
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Então né, todo mundo avisava nos cosméticos, mas tomavam o remédio e tava tudo bem. Vai entender.
ExcluirAdorei o post! Realmente essas coisas são complicadas. Estudos que acham bom, estudos que acham que o produto faz mal. E nós que acabamos ficando confusas né! Realmente já ouvi falar bastante que parabenos fazem mal e de muitas marcas que não o utilizam, mas nunca tinha pesquisado para entender mais sobre o assunto. Gostei da sua ideia dessa série de posts. Já vou acompanhar os próximos.
ResponderExcluirwww.brunavirginia.com
Beeijos (:
Fico feliz ao saber que gostou :).
ExcluirSim, foi um boom que me deixou bem confusa. Só sosseguei quando vi as pessoas da área de farmácia e cosmetologia explicando melhor sobre.
O marketing as vezes fazem um mal, né?
ResponderExcluirA Chata de Batom
KKKKKKK sim. Nesse caso quem faz mal não é nem os parabenos.
ExcluirCarol, amei seu post super informativo. Eu não sabia direito para que servia e agora fico mais tranquila em poder usar sem grandes problemas.
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Fico feliz ao saber que gostou :). Pode usar sem medo, até agora nada que comprove que não é seguro a saúde.
ExcluirEu também não caio nessa história de parabenos free só para o produto terum preço mais alto!!
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
Siiim! Que bom que não cai, não vale a pena xD.
ExcluirFicou mega informativo! Coitado dos parabenos, eu odiava eles, na verdade não passa de coisas faladas mas não comprovadas ... fala da soda cáustica do shampoo também!!!
ResponderExcluirhttp://estacaolilas.blogspot.com
Sim, não fizeram os estudos direitos e teve muitas controvérsias no meio dessa história. Enquanto não comprovarem o contrário, a maioria dos estudos comprovam a sua segurança e eficácia, tanto que são usados até em medicamentos.
ExcluirVou falar sim :)
Oii Carol, confesso que nunca me importei com os ingredientes, mas ainda bem que os parabenos não fazem mal, se não ia repensar o que uso, obrigada pelas informações!Ah e também cometo a atrocidade de usar esmaltes vencidos.
ResponderExcluirE vamos combinar, que agora tudooo o que comemos ou fazemos, dizem que vai causar câncer hehe.
Beiijus ❤
https://modoju.blogspot.com/
Eu adoro usar esmalte, então morro de dó de jogar os vencidinhos fora. E é a maior parte da minha coleção. Mas até agora sigo intacta xD.
ExcluirE super verdade! Muita coisa pode causar câncer e o povo preocupado apenas com os parabenos que vai 0,8% no máximo na composição.
adorei o post, super informativo
ResponderExcluireu confesso que nunca me liguei de verdade nessas coisas sabe
beijo
A mina de fé
Que bom que gostou <3. Pelo menos não parou de usar sem saber o real motivo xD
Excluir