Aviso: Não é autorizado o uso das imagens feitas para o blog em comercialização de produtos. Se utilizadas em outros blogs, por favor, dê os créditos e não remova a marca d'água. O uso indevido de imagem que possuem direitos autorais podem acarretar penalizações.
Ontem acabou não saindo posts porque eu não rendi em nada. Mas hoje eu trouxe para vocês o Projeto Sereia, com um outro post sobre Shampoo Sem Sulfato. Acontece que no anterior notei que não estava tão explicativo quanto eu gostaria que hoje estivesse para linkar em outros posts do projeto. Então resolvi criar a versão 2.0, atualizada e mais informativa, do jeito que eu gosto de fazer os meus posts hoje em dia.
Eu sempre falo sobre shampoo sem sulfato, low poo ou shampoo liberado, então acho importante ter um post bem explicativo apenas sobre esse tópico para ficar mais fácil de compreender. Mas afinal, o que é o sulfato?
A maior parte do nosso cabelo é tecido morto. A única parte viva são os queratinócitos presentes nos bulbos capilares, inseridos na derme do couro cabeludo. Por ser um tecido vivo, necessita ser cuidado e muito bem higienizado, pois a nossa raiz é responsável pelo crescimento dos fios. A frequência de lavagens varia de acordo com cada tipo de cabelo, podendo ser oleoso, misto ou seco, as vezes transitando em mais de uma fase. Em geral é recomendado lavar o couro cabeludo no mínimo duas ou três vezes na semana, mas não faz mal algum lavar todos os dias se a sua raiz for muito oleosa. Isso evita alguns problemas e doenças que podem ocorrer no couro cabeludo, como a dermatite seborréica, conhecida popularmente como caspa, que necessita de tratamento para controle.
E quando se fala em lavar cabelo, logo vem em mente o shampoo, o principal responsável pela limpeza capilar. O sulfato é o agente limpante do shampoo, a sua detergência. Ele em geral costuma fazer bastante espuma, limpar bem o couro cabeludo. Não há contra indicações do seu uso (apenas para alérgicos ao componente, é claro), mas em grandes quantidades ou alta concentração pode causar ressecamento nos fios, principalmente em cabelos secos ou ressecados por danos físicos ou químicos, promovendo aquele frizz indesejado e os deixando mais fracos e quebradiços.
Para saber se o shampoo tem os sulfatos convencionais, é necessário ler o rótulo e verificar na sua composição se há alguns desses sulfatos mencionados na lista acima. O mais comum de ser encontrado é o Sodium Laureth Sulfate ou o Sodium Lauryl Sulfate.
Os shampoos sem sulfatos são shampoos com um agente de limpeza mais leve, "sulfatos não sulfatos" ou até agente que são surfactantes naturais. Eles promovem uma limpeza mais suave no couro cabeludo e nos fios, sem remover o excesso de lipídeo.
Eu acabei indicando na imagem três shampoos sulfate free que usei e gostei. Mostrei várias vezes o Leite de Coco e Monoí e o Poder das Castanhas, ambos da linha Maria Natureza da Salon Line. Eles fazem uma limpeza suave com menos espuma, podendo ser usado até por crianças a partir dos 3 anos. Outro shampoo que resenhei recentemente é o Biomassa de Banana da Embelleze, que tem um poder de limpeza maior em comparação aos outros dois.
Normalmente os shampoos que não contém sulfato costumam estar escrito no próprio rótulo, como "livre de sulfatos". Mas você pode conferir a listagem de componentes e procurar algum desses surfactantes.
O shampoo sem sulfato é indicado para cabelos secos/ressecados, como dito anteriormente. Cabelos crespos ou cacheados tendem a possuir o comprimento mais seco, sendo indicado o uso do shampoo sem sulfato. Quem faz procedimentos químicos como alisamento, descolorações ou/e tonalizações, pode fazer uso também do shampoo sem sulfato para limpar suavemente e desbotar menos os fios. Em comparação ao convencional, eles costumam desbotar bem menos meu cabelo colorido, por isso eu sempre indico para as coloridas fazer esse teste.
Acredito que a maioria de vocês já ouviram falar da técnica Low Poo ou No Poo. A Low Poo significa o uso de pouco shampoo, ou seja, usar somente shampoo sulfate free em todas as lavagens. Não há uma contra indicação dessa técnica, mas dermatologistas costumam pedir para que os adeptos se atentem para ver se apenas o shampoo com detergência mais leve está sendo o suficiente para uma boa limpeza do couro cabeludo. Pessoas que possuem a raiz mais oleosa talvez não se adapte, então seria melhor intercalar o uso do shampoo liberado com o shampoo com sulfato.
Na foto eu indiquei mais três shampoos sem sulfatos que estou usando no momento. O primeiro é a novidade shampoo Cicatrização dos Fios da Embelleze (em breve resenho). O segundo é da linha Cicatrifios da Inoar que também em breve resenharei. O terceiro é o shampoo Cacau e Amêndoas Novex Superfood, um shampoo sem sulfato com um poder detergência maior que os demais, lembrando o sulfato convencional.
um belo post, Carol
ResponderExcluirbem explicativo!
no meu cabelo eles não funcionam muito bem, tenho o couro cabeludo muito oleoso
beijo
A mina de fé
Obrigada, tentei explicar ao máximo que pude.
ExcluirInfelizmente não funciona para todo mundo mesmo, quem tem couro cabeludo muito oleoso talvez não se adapte por ser uma detergência menor.
Que post bacana e bem explicadinho, adorei ele e aprendi bastante
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Que legal, Juliana. Fico feliz ao saber que gostou :)
ExcluirWhile it did take some time for me to adjust to the silicone and sulphate free shampoos, my hair loves them!
ResponderExcluirxoxo
Lovely
www.mynameislovely.com
Glad you worked with low poo shampoo :)
ExcluirMuito bom esse post versão 2.0, você explica e escreve super bem!
ResponderExcluirDeu pra entender super bem o que é sulfato e tudo mais.
Arrasou! :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Obrigada Val, fico feliz ao saber que ficou fácil de compreender :)
Excluiradoreeei o post Cah!
ResponderExcluirdiversas informações que eu não sabia!!
bjsss
www.andressamonteiro.com
Que bom que gostou :)
ExcluirEu fiz low poo no inicio da minha transição capilar e via muita diferença no cabelo. Masss como eu recebo coisas pra testar que nem sempre são liberadas eu abandonei a tecnica, mas recomendo pra todos não usar sulfato no cabelo por um tempo pra ver como o cabelo reage ;)
ResponderExcluirBeijo,
Camila
www.sejabelissima.com.br
Adoooro! Eu também não me limito por conta dos recebidos e alguns produtos com sulfato que não dispenso. Mas é legal testar ao menos uma vez shampoo sem sulfato para experimentar :)
ExcluirEu já tentei usar apenas produtos liberados mas sempre esqueço na hora da compra. Amei muito seu post, está bem completo!
ResponderExcluirBeijinho,
Marcela Miranda
Eu confesso que eu também não uso só produtos liberados, mas foi por escolha de não querer limitar e poder testar de tudo. Mas eu amo shampoo sem sulfato para cabelo colorido.
ExcluirFico feliz ao saber que gostou do post :)
menina, vou te confessar que nao me adaptei com a maioria dos shampoos sem sulfato que ja testei, mas adorei seu post, tudo super bem explicadinho
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
https://www.instagram.com/liviaalli/
Nem todo mundo se adapta, principalmente quem tem cabelo muito oleoso. Fico feliz ao saber que gostou do post ♥
ExcluirOi Carol, eu uso com frequência o shampoo com sulfato mesmo, tenho fios muito oleosos.
ResponderExcluirGostei de saber a diferença entre um e outro e ver quais você usa, vou testar qualquer dia e ver como os meus cabelos se adaptam!
Beijos ♥
www.silalmeida.com
Testa sim, usa de vez em quando, já que você tem os fios bem oleosos e o com sulfato acaba sendo melhor para limpar. Mas se sentir os cabelos judiados ao lavar todos os dias, tenta intercalar o uso do sem sulfato de vez em quando.
ExcluirWow este post deu um trabalhão a fazer, mas é muito útil, eu própria não sabia muitas das coisas abordadas sobre os sulfatos!
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
Haha, deu um trabalho mesmo. Que bom que gostou e achou útil :)
Excluir