30 junho 2021




Projeto Sereia: Shampoo Sem Sulfato 2.0


Aviso: Não é autorizado o uso das imagens feitas para o blog em comercialização de produtos. Se utilizadas em outros blogs, por favor, dê os créditos e não remova a marca d'água. O uso indevido de imagem que possuem direitos autorais podem acarretar penalizações.


      Ontem acabou não saindo posts porque eu não rendi em nada. Mas hoje eu trouxe para vocês o Projeto Sereia, com um outro post sobre Shampoo Sem Sulfato. Acontece que no anterior notei que não estava tão explicativo quanto eu gostaria que hoje estivesse para linkar em outros posts do projeto. Então resolvi criar a versão 2.0, atualizada e mais informativa, do jeito que eu gosto de fazer os meus posts hoje em dia. 



        Eu sempre falo sobre shampoo sem sulfato, low poo ou shampoo liberado, então acho importante ter um post bem explicativo apenas sobre esse tópico para ficar mais fácil de compreender. Mas afinal, o que é o sulfato?




        A maior parte do nosso cabelo é tecido morto. A única parte viva são os queratinócitos presentes nos bulbos capilares, inseridos na derme do couro cabeludo. Por ser um tecido vivo, necessita ser cuidado e muito bem higienizado, pois a nossa raiz é responsável pelo crescimento dos fios. A frequência de lavagens varia de acordo com cada tipo de cabelo, podendo ser oleoso, misto ou seco, as vezes transitando em mais de uma fase. Em geral é recomendado lavar o couro cabeludo no mínimo duas ou três vezes na semana, mas não faz mal algum lavar todos os dias se a sua raiz for muito oleosa. Isso evita alguns problemas e doenças que podem ocorrer no couro cabeludo, como a dermatite seborréica, conhecida popularmente como caspa, que necessita de tratamento para controle. 

      E quando se fala em lavar cabelo, logo vem em mente o shampoo, o principal responsável pela limpeza capilar. O sulfato é o agente limpante do shampoo, a sua detergência. Ele em geral costuma fazer bastante espuma, limpar bem o couro cabeludo. Não há contra indicações do seu uso (apenas para alérgicos ao componente, é claro), mas  em grandes quantidades ou alta concentração pode causar ressecamento nos fios, principalmente em cabelos secos ou ressecados por danos físicos ou químicos, promovendo aquele frizz indesejado e os deixando mais fracos e quebradiços. 



       Para saber se o shampoo tem os sulfatos convencionais, é necessário ler o rótulo e verificar na sua composição se há alguns desses sulfatos mencionados na lista acima. O mais comum de ser encontrado é o Sodium Laureth Sulfate ou o Sodium Lauryl Sulfate



     Os shampoos sem sulfatos são shampoos com um agente de limpeza mais leve, "sulfatos  não sulfatos" ou até agente que são surfactantes naturais. Eles promovem uma limpeza mais suave no couro cabeludo e nos fios, sem remover o excesso de lipídeo. 

      Eu acabei indicando na imagem três shampoos sulfate free que usei e gostei. Mostrei várias vezes o Leite de Coco e Monoí e o Poder das Castanhas, ambos da linha Maria Natureza da Salon Line. Eles fazem uma limpeza suave com menos espuma, podendo ser usado até por crianças a partir dos 3 anos. Outro shampoo que resenhei recentemente é o Biomassa de Banana da Embelleze, que tem um poder de limpeza maior em comparação aos outros dois.



      Normalmente os shampoos que não contém sulfato costumam estar escrito no próprio rótulo, como "livre de sulfatos". Mas você pode conferir a listagem de componentes e procurar algum desses surfactantes. 


    

    O shampoo sem sulfato é indicado para cabelos secos/ressecados, como dito anteriormente. Cabelos crespos ou cacheados tendem a possuir o comprimento mais seco, sendo indicado o uso do shampoo sem sulfato. Quem faz procedimentos químicos como alisamento, descolorações ou/e tonalizações, pode fazer uso também do shampoo sem sulfato para limpar suavemente e desbotar menos os fios. Em comparação ao convencional, eles costumam desbotar bem menos meu cabelo colorido, por isso eu sempre indico para as coloridas fazer esse teste.



        Acredito que a maioria de vocês já ouviram falar da técnica Low Poo ou No Poo. A Low Poo significa o uso de pouco shampoo, ou seja, usar somente shampoo sulfate free em todas as lavagens. Não há uma contra indicação dessa técnica, mas dermatologistas costumam pedir para que os adeptos se atentem para ver se apenas o shampoo com detergência mais leve está sendo o suficiente para uma boa limpeza do couro cabeludo. Pessoas que possuem a raiz mais oleosa talvez não se adapte, então seria melhor intercalar o uso do shampoo liberado com o shampoo com sulfato.

       Na foto eu indiquei mais três shampoos sem sulfatos que estou usando no momento. O primeiro é a novidade shampoo Cicatrização dos Fios da Embelleze (em breve resenho). O segundo é da linha Cicatrifios da Inoar que também em breve resenharei. O terceiro é o shampoo Cacau e Amêndoas Novex Superfood, um shampoo sem sulfato com um poder detergência  maior que os demais, lembrando o sulfato convencional. 




      Shampoo é shampoo! O sem sulfato não significa que necessariamente será melhor que o com sulfato, e vice-versa. Existem inúmeros shampoos que não contém sulfato, mas possuem um poder de limpeza maior devido a alta concentração do surfactante, deixando ele equivalente a quase um shampoo convencional. E existem vários shampoos com sulfato que possuem um ótimo poder de limpeza, mas ao mesmo tempo contém agentes condicionantes, limpando o cabelo sem ressecar. Alguns dos exemplos que darei são os shampoos Save da Yenzah, o Detox Matcha Nativa SPA O Boticário, ou o acessível Hidra Mel da Salon Line
       Eu, Caroline, gosto de intercalar o uso do shampoo com sulfato e o sem sulfato. Uso o sem sulfato no primeiro mês ao acabar de tonalizar os fios, para uma durabilidade maior da cor. Depois vou me liberando para usar outros shampoos. Duas a três vezes por mês gosto de esfoliar o couro cabeludo, fazendo uma limpeza mais profunda. Nesses casos para proteger os fios da limpeza mais forte uso a técnica Pré-Poo, já mencionado em outro post do blog.

__________________________________________________________________________________

        Espero que tenham gostado de saber mais sobre shampoo sem sulfato. Resumi de forma básica e dei algumas diquinhas de produtos que uso e gosto. O que vocês acharam? Comentem ♥.

Beijos,


20 comentários:

  1. um belo post, Carol
    bem explicativo!
    no meu cabelo eles não funcionam muito bem, tenho o couro cabeludo muito oleoso

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, tentei explicar ao máximo que pude.
      Infelizmente não funciona para todo mundo mesmo, quem tem couro cabeludo muito oleoso talvez não se adapte por ser uma detergência menor.

      Excluir
  2. Que post bacana e bem explicadinho, adorei ele e aprendi bastante

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Juliana. Fico feliz ao saber que gostou :)

      Excluir
  3. While it did take some time for me to adjust to the silicone and sulphate free shampoos, my hair loves them!
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post versão 2.0, você explica e escreve super bem!
    Deu pra entender super bem o que é sulfato e tudo mais.
    Arrasou! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Val, fico feliz ao saber que ficou fácil de compreender :)

      Excluir
  5. adoreeei o post Cah!
    diversas informações que eu não sabia!!

    bjsss
    www.andressamonteiro.com

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz low poo no inicio da minha transição capilar e via muita diferença no cabelo. Masss como eu recebo coisas pra testar que nem sempre são liberadas eu abandonei a tecnica, mas recomendo pra todos não usar sulfato no cabelo por um tempo pra ver como o cabelo reage ;)

    Beijo,
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoooro! Eu também não me limito por conta dos recebidos e alguns produtos com sulfato que não dispenso. Mas é legal testar ao menos uma vez shampoo sem sulfato para experimentar :)

      Excluir
  7. Eu já tentei usar apenas produtos liberados mas sempre esqueço na hora da compra. Amei muito seu post, está bem completo!
    Beijinho,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que eu também não uso só produtos liberados, mas foi por escolha de não querer limitar e poder testar de tudo. Mas eu amo shampoo sem sulfato para cabelo colorido.
      Fico feliz ao saber que gostou do post :)

      Excluir
  8. menina, vou te confessar que nao me adaptei com a maioria dos shampoos sem sulfato que ja testei, mas adorei seu post, tudo super bem explicadinho

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todo mundo se adapta, principalmente quem tem cabelo muito oleoso. Fico feliz ao saber que gostou do post ♥

      Excluir
  9. Oi Carol, eu uso com frequência o shampoo com sulfato mesmo, tenho fios muito oleosos.
    Gostei de saber a diferença entre um e outro e ver quais você usa, vou testar qualquer dia e ver como os meus cabelos se adaptam!
    Beijos ♥
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testa sim, usa de vez em quando, já que você tem os fios bem oleosos e o com sulfato acaba sendo melhor para limpar. Mas se sentir os cabelos judiados ao lavar todos os dias, tenta intercalar o uso do sem sulfato de vez em quando.

      Excluir
  10. Wow este post deu um trabalhão a fazer, mas é muito útil, eu própria não sabia muitas das coisas abordadas sobre os sulfatos!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, deu um trabalho mesmo. Que bom que gostou e achou útil :)

      Excluir

♥ Comentem
♥ Caso não tenha uma conta no google, deixei a opção de comentar anonimamente
♥ Contato: carol_cruz1997@hotmail.com

© Mundo Perdido da Carol 2014 - 2023 | 2023. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo