20 maio 2021




Projeto Sereia: Cronograma Capilar Descomplicado


Aviso: Não é autorizado o uso das imagens feitas para o blog para comercialização de produtos sem o meu consentimento. Se utilizadas em outros blogs, por favor, dê os créditos e não remova a marca d'água. O uso indevido de imagem que possuem direitos autorais podem acarretar penalizações 


      O post de hoje era para ter ido ao ar no mês passado, mas infelizmente eu fiquei com dengue. Então esse mês terá dois posts do Projeto Sereia e o primeiro deles é o Cronograma Capilar Descomplicado, para ajudar a descomplicar a vida de quem está querendo começar a rotina de cuidados capilares e quem também já começou, mas não está sabendo lidar com tantas informações, entre mitos e verdades. 



 
      Muita gente fala sobre o Cronograma Capilar e acredito que a maioria já sabe do que se trata. É um esquema de cuidados capilares baseado em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas tem as suas peculiaridades e objetivos de repor para a fibra capilar o que perdemos diariamente com danos físicos (sol, chuva, atritos, chapinha, secador) ou por danos químicos (alguns shampoos, alisamentos, descoloração, tingimento). Para que você possa entender melhor, vou falar brevemente sobre cada etapa. 



       A hidratação é a principal etapa do cronograma capilar e a maioria dos produtos de outras etapas contém componentes hidratantes. Ela serve para devolver a umidade perdida, a água que fica na nossa cutícula capilar entre as escamas. Essa umidade é responsável por deixar as cutículas mais "fechadas/unidas", deixando o cabelo com menos frizz, com brilho e macio. Quando ela não está muito presente no cabelo, normalmente ele tende a ficar mais opaco e poroso
        Indiquei na foto essas três máscaras que já resenhei anteriormente aqui no blog e gosto. A Be(m)dita Ghee Hidratação da Lola tem um cheiro delicioso de banana, o Potão Desmaiado da Skala é bem acessível e ótima para mistura também de óleos ou queratina, a Novex Superbabosão da Embelleze é maravilhosa para uma rápida hidratação na semana.



      A nutrição é responsável por repor os lipídeos que também estão presentes nas nossas cutículas. Essa camada de lipídeo ajuda a reter a água da hidratação e melhora a maleabilidade capilar. Cabelos ressecados tendem a necessitar mais de nutrição do que cabelos oleosos. Você pode repor lipídeos através de umectação com óleos naturais ou próprio para cabelo, além de algumas máscaras também ter a função de umectar. Ou você pode fazer como eu, que prefiro usar apenas máscaras capilares e as vezes misturar óleos naturais no momento da aplicação. 
      Na imagem eu indiquei a Novex Superfood Cacau e Amêndoas da Embelleze, uma máscara que deixa o cabelo lindo em três minutos. Sugeri também a Be(m)dita Ghee Nutrição da Lola, a minha máscara preferida entre as Ghee. E para quem preferir sugeri o Super Condicionador Fator 60 Nutrição da Dove, um condicionador com efeito de máscara e fácil de encontrar em qualquer supermercado. 


      A reconstrução é a etapa que visa repor os principais componentes da nossa fibra capilar. Nosso cabelo é composto por cerca de 80% de queratina, logo produtos que tendem a ser reconstrutores contém esse componente. Normalmente reconstrutores prometem a restauração da fibra, queratinização, aumento ou reposição da densidade da massa capilar perdida, reposição de proteínas e também aminoácidos. 
       Essa etapa vai recuperar o seu cabelo extremamente danificado e voltar a ser igual como era antes? Não, infelizmente. Um cabelo que receber danos no córtex ou na medula, as partes internas do fio, jamais pode ser recuperado com cosméticos. Isso não significa que você deve parar os cuidados capilares, pelo ao contrário.  Os produtos atingem apenas a cutícula, parte exterior do fio, melhorando superficialmente o seu aspecto. O efeito é de curto prazo, variando de acordo com a tecnologia do produto. Exatamente por ser a curto prazo que os cuidados devem ser contínuos para manter o cabelo danificado com um aspecto bonito e uma textura melhor. 
       Para essa etapa eu sugeri o Novex Queratina Líquida Embelleze, a Chá Latte Manteiga de Matchá Lola, e por último a Máscara Cicatrifios da Inoar que contém aminoácidos. 


       Quando iniciei o cronograma capilar as pessoas falavam que não podiam fazer mais de uma etapa em uma única vez, porque não daria resultados e blá blá blá. Mas muitos não sabiam que a máscara de nutrição tinham componentes hidratantes, sendo hidronutritiva. O mesmo com outras etapas. Eu nunca tive medo de usar diferentes produtos em uma única etapa e agora várias marcas desenvolveram linhas que são o cronograma capilar completo em um único produto. Um exemplo são as máscaras Cronograma 3 em 1 da Yenzah, a linha novidade Novex Superfood Biomassa de Banana, e também a Máscara Nubella da Cosmeceuta.


        Esse é o esquema mais básico e crú de todos que se encontrava em 2015/2016. Ele servia para guiar os iniciantes e sempre era focado na etapa principal, hidratação. Não segui esse esquema por mais de dois meses e alterei. Meu cabelo não era igual ao de todo mundo, então não deu certo. Eu tenho o cabelo colorido, oleoso na raiz e seco nas pontas. Não costumo lavar o cabelo três vezes na semana e uso produtos específicos para ele. O esquema é bom para você entender um pouco como funciona o cronograma, mas agora vou descomplicar para vocês. 


        Esquece o esquemas! Esquece qualquer esquema de cronograma: o tradicional, o de cabelo cacheado, de cabelo liso, da blogueira, da amiga. No máximo serve para você se guiar. Esquece também as etapas, você não precisa fazer nada regradinho. O que eu não te contei no início e que deixei para ser o plot twist final (caso você ainda esteja aqui) é que o resultado do cronograma capilar não é simplesmente por seguir as etapas, fazer tudo regrado, usar condicionador após todas as máscaras. Não! O cronograma capilar dá resultados no cabelo devido a constância dos cuidados e o uso dos produtos que o cabelo se adaptou e teve bons resultados. Nenhum produto pode engrossar o cabelo, recuperar os danos, colar ponta dupla. 

      Se o seu cabelo prefere nutrição e você quiser fazer isso com mais frequência, sem problemas. Se der o efeito build up (acumulo de produtos) é só aplicar um shampoo detox ou anti resíduos que fica tudo certo. Nem todos os cabelos precisam muito da reconstrução, principalmente os sem químicas. Mas a reconstrução passa a ser essencial para cabelos danificados que vão se adaptar melhor e necessitar de frequência. Vários cabelos preferem produtos com propriedades hidratantes e outros se adaptam ao revezamento constante das etapas. Você só vai descobrir experimentando e testando produtos ♥.

__________________________________________________________________________________

        Espero que tenham gostado e se descomplicado sobre o assunto cronograma capilar. São tantos mitos sobre cabelos e cosméticos que eu fico de cabelo nem pé. O que vocês acharam? Comentem ♥.

Beijos,

10 comentários:

  1. Espero que já esteja recuperada do dengue!
    Esse esquema não é nada complicado, eu uso algum desses produtos!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou recuperada sim, ainda bem. Espero que tenha gostado do post ♥

      Excluir
  2. Amei, bem simples e descomplicado, adorei esse post ficou tudo bem explicadinho e com exemplos de máscara que ajudam demais na hora da compra.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ju! Fico feliz ao saber disso :)

      Excluir
  3. Adorei a forma como você explicou, tão detalhado mas, ao mesmo tempo, de fácil entendimento!


    Um abraço,
    Patricia

    Blog Patricia Faria
    Fanpage Patricia Faria
    Instagram
    Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz com esse feedback, Patricia. Que bom que gostou ♥

      Excluir
  4. menina, amei as dicas
    meu cabelo precisa MUITO de cronograma, mas confesso que pra cabelo eu sou bem preguiçosa

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar produtos de ação rápida, é a dica que eu dou xD. Cabelo vai ter que lavar de qualquer forma, mas que sejam lavados com produtos que faça um efeito bacana :)

      Excluir
  5. Bem isso! Eu prefiro nutrição, reconstrução meu cabelo ODEIA, então faço bem pouco. Tô apaixonada nessa Nubella, se achar já quero haha

    Bom findi!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tu ache e goste ♥. O meu ama nutrição, reconstrução é o grande depende dele.

      Excluir

♥ Comentem
♥ Caso não tenha uma conta no google, deixei a opção de comentar anonimamente
♥ Contato: carol_cruz1997@hotmail.com

© Mundo Perdido da Carol 2014 - 2023 | 2023. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo